Possivelmente não está diretamente ligada à mais recente atualização do sistema operativo da Apple, mas alguns utilizadores começaram a receber avisos de “SIM inválido” ou “Sem SIM”. Estes avisos e problemas poderão também não estar associados a uma operadora em particular. Contudo, deixamos aqui como poderão resolver o problema.
Como resolver o problema “SIM inválido” ou “Sem SIM” no seu iPhone
Não são causas que estejam relacionadas com versões do sistema operativo, ou com hardware específico, nem mesmo relacionadas com o próprio cartão. Poderão haver vários cenários que levam a este tipo de mensagem.
Se receber um aviso a indicar “SIM inválido” ou “Nenhum cartão SIM inserido”, siga os passos indicados abaixo.
- Certifique-se de que tem um plano ativo com a sua operadora móvel.
- Reinicie o iPhone ou iPad.
- Verifique se existe alguma atualização das definições da sua operadora. A seguir aceda a Definições > Geral > Informações.
- Caso exista uma atualização disponível, será apresentado um aviso para selecionar OK ou Atualizar.
- Se o dispositivo tiver um eSIM, contacte a sua operadora.
- Se o dispositivo tiver um cartão SIM físico, remova o cartão SIM do iPhone ou o cartão SIM do iPad do suporte do cartão SIM e, em seguida, volte a colocar o cartão SIM.
- Certifique-se de que o suporte do cartão SIM fecha por completo e não fica solto.
Se utilizar um suporte do SIM de um modelo diferente de iPhone, iPad ou de outro fabricante de telemóveis, este poderá não ficar devidamente encaixado.
- Se o dispositivo tiver um cartão SIM físico e tiver concluído o passo anterior, experimente utilizar outro cartão SIM. Caso não tenha outro, desloque-se à loja da sua operadora e peça-lhes para testar com outro cartão SIM. Poderá ser necessário substituir o cartão SIM.
- Se continuar a ver um aviso sobre o cartão SIM, contacte o Suporte Apple.
Não é um cenário que aconteça com frequência e poderá ter origem em várias fontes. Estas dicas ajudarão a verificar possíveis causas.