Pplware

O Novo MacBook – Parte I

Devido à excelente relação mantida entre o Pplware e a Lojamac.com, a equipa do pplware teve a oportunidade de fazer um testdrive ao novíssimo MacBook da Apple. Assim, durante uma semana podemos usar e abusar desta novidade da empresa de Cupertino.

Embalagem

Quando damos de caras com o novo MacBook nota-se logo algumas diferenças relativamente à versão anterior. A embalagem é bem mas justa ao equipamento, a fim de dar cumprimento à tão desejada Apple Green, mais amiga do ambiente. Contudo, os aspectos de requinte não foram deixados de lado. As fotos do equipamento na embalagem, mais uma vez, não nos permitem desfazer-nos dela com facilidade. De todos os Mac’s que tenho, não fui capaz de deitar uma única embalagem fora. Com este, será o mesmo.

A Diferença de tamanho da embalagem salta lodo à vista

As imagens produzidas para o exterior da embalagem, mais uma vez são autenticas obras de arte.

Primeira Impressão

Sendo dono orgulhoso de um Macbook Pro 15′, ao pegar neste novo MacBook de 13′ fiquei com a esquisita sensação que alguém tinha encolhido o meu portátil. O frio do alumínio que era apenas uma característica do MacBook Pro está agora presente no MacBook para clara satisfação dos seus futuros donos. A resistência do alumínio é bem evidente e no exterior os parafusos apenas se fazem notar na parte de baixo do portátil. Embora não seja significante, apenas referir que o equipamento está mais leve 300 Gramas do que a versão anterior.

Apenas ficou da versão anterior o número 13, da dimensão do ecrã que o equipamento nos oferece

A construção num único bloco de alumínio permite dispensar a presença de parafusos em toda a parte visível do computador.

O Computador ficou um pouco mais fino que o anterior, roubando algumas linhas finais ao MacBook Air.

Uma das grande novidades da nova linha de portáteis da Apple reside no novo multi touchpad que agora nos oferece uma área enorme para o botão e também um toque mais suave que o anterior. Esta novidade pode contudo ser de difícil adaptação para os donos da versão anterior pois é comum o polegar descansar sobre o botão. Agora, esta acção poderá comprometer o primeiro movimento, pois ele não reconhece dois toques como movimento do rato. Esta novidade dá-nos também uma série do novas acções anteriormente apenas disponíveis a partir do teclado ou largos movimentos do rato.

Maior e sem o botão!

O Teclado é agora uma cópia fiel do MacBook Air, que embora na versão testada não seja retro-iluminado pode-o ser na versão mais 2.4GHz. Embora seja uma característica que não se dá muita atenção no momento da aquisição de um novo portátil, poderá fazer toda a diferença se for habitual a utilização do computador em ambientes de fraca luminosidade.

Eu sinto a diferença entre o meu MacBook Pro e o MacBook da minha mulher quando necessitamos de enviar alguns email’s pela noite bem deitados na cama.

Visto assim, quase parece o MacBook Air!

Em minha opinião, e porque o meu MacBook pro já está todo riscado na parte inferior, ficou apenas a faltar umas bases um pouco mais elevadas. Assim, aos novos donos aviso, limpem bem a mesa onde vão colocar o macbook. Um pequeno grão de areia pode arruinar o vosso alumínio.

Exterior

Olhando em volta do portátil, em ainda não tocando na conectividade do equipamento, salta-me à vista o indicador de carga de bateria. Enquanto que nas versões anteriores residia na parte inferior do equipamento o que muitas vezes impossibilitava a sua consulta, agora, está à distância de um clique e bem visível.

O Indicador de bateria!

A SuperDrive encontra-se mais uma vez sozinha do lado esquerdo.

A luz de presença e o receptor de IR estão agora numa postura muito asiática!

O novo método de construção e o material usado (alumínio) permitiram também abdicar das saídas de respiração da parte posterior do portátil, assumindo agora uma única saída, por debaixo da dobradiça do ecrã, local onde residem também as colunas de som!

Respiração

Ganhou cantos mais arredondados, dando, nesta perspectiva uma impressão de estarmos perante um MacBook Air.

Amanhã fazemos a análise à conectividade do equipamento, performance, usabilidade e a nossa conclusão sobre o equipamento.

Exit mobile version