Não é uma “causa natural” o iPad se recusar a carregar. Pode estar a passar-se algo com a bateria ou mesmo com o sistema, barrando a energia de chegar à bateria. Existem algumas aplicações que podem causar certos problemas no iPad, e estão certamente nos locais fora da App Store.
Quando aparecem esses sintomas no iPad podemos recorrer a algumas manobras para o “reanimar”. A bateria não é um componente que se degrade facilmente, mas pode ter problemas de concepção e daí estar a pôr em causa o bom funcionamento do iPad. Assim, deixamos algumas manobras de despiste e possíveis formas de resolver esses problemas sem ter de colocar uma bateria nova. Vamos aos factos.
Como a comunidade é cada vez maior, como o hype pelo iPad é extensivo a miúdos e graúdos, vou deixar algumas dicas que recolhi de vários locais, tendo em conta o tipo de equipamento com que estamos a lidar, Quero com isto dizer que todas as dicas são seguras e não implicam colocar o iPad numa situação delicada, quanto à sua integridade “física”.
Aqui está uma lista de passos que devem seguir se o vosso iPad tiver problemas ao carregar. Antes de partirem para uma solução mais dispendiosa, a de substituir a bateria, tentem seguir estes passos.
- Com o iPad a carregar, veja se a tomada está em condições, se o cabo não está danificado, se a porta de 30 pinos não apresenta algum dano. Muitas vezes o problema está no equipamento acessório ao carregamento da bateria. Veja estes aspectos com atenção.
- Se está a carregar o iPad via USB e este não responde, troque de porta USB e troque mesmo de computador, Peça a um amigo, se não tiver uma máquina recente diferente da sua, para verificar se o problema não é da porta USB da máquina onde normalmente carrega o iPad. Tenha em atenção que existem máquinas incapazes de carregar o iPad, as mais antigas não têm energia suficiente na porta USB para carregar a bateria do iPad.
- Ainda dentro das portas USB e do carregamento do iPad, muitas máquinas não carregam com o computador em standby. Terá de o ligar para este carregar o iPad.
- Caso tenha um computador recente e mesmo assim não consiga carregar o iPad, sugiro que verifique, na página do fabricante da sua motherboard, se existem drivers mais recentes e se existe informação associada a este factor. Depois de ter saído o iPad muitas marcas fizeram updates às suas BIOS para permitir que as boards tomassem cota do carregamento do iPad.
- Verifique se o cabo de alimentação do iPad não está danificado. Caso tenha outro cabo do iPhone ou iPod troque, e veja se está aí o problema.
- Faça um Soft ou um Hard reset ao seu iPad. Veja como o fazer na caixa em baixo.
- O seu iPad pode estar a carregar mesmo que o indicador, na barra de status, indique o contrário. Não é uma situação frequente, aliás, pessoalmente nunca vi, mas há reports na Intenet a falar desse problemas. Remova então o iPad da corrente eléctrica ou da porta USB e verifique a percentagem de bateria. Volte a ligar o iPad à corrente eléctrica ou à porta USB e espere umas horas a ver se, quando voltar a retirar o iPad da fonte de alimentação, esta percentagem se mantém ou se o mesmo está totalmente carregado. Se estiver totalmente carregado então o problema não estará na bateria. Sugerimos que faça uma Hard Reser.
Como fazer um Soft e Hard Reset?
Bateria. Certifique-se que o iPad está totalmente carregado. Por vezes este não responde porque tem as baterias totalmente descarregadas, e não reagem de imediato quando o coloca a carregar. Ligue-o à corrente eléctrica ou a uma porta USB que consiga alimentar o iPad. O logo Apple demorará até um minuto a aparecer, não desespere. Deixe o dispositivo a carregar durante algumas horas e este deverá dar sinais de vida. Ver aqui mais informações específicas sobre as baterias do iPad.
Reinicie o iPad (Soft Reset). Existem diversos problemas que podem ser reparados com um simples reiniciar do iPad. Esse processo, o reiniciar, irá recarregar todo o sistema e, provavelmentem irá resolver problemas de estabilidade e outros que possam aparecer.
Poderá reiniciar o iPad pressionando, sem largar, o botão que está no topo de Ligar /Desligar, por alguns segundos, até aparecer o ecrã com um slide no topo a dizer Desligar. Corra o slide e o iPad irá desligar. Nesta altura o iPad irá desligar. Para o voltar a ligar pressione de novo o botão ligar por 2 segundos e verá de imediato o logo da Apple no ecrã. Está ligado o iPad.
Reiniciar o hardware do iPad (Hard Reset). Como vimos em cima, podemos reiniciar o iPad pressionando o botão ligar/desligar e o iPad sofrerá um soft reset. Mas podem surgir alguns problemas, principalmente se o iPad estiver bloqueado, e este método poderá não resultar. O que necessita é de um hard reset.
Para reiniciar o hardware, também chamado de hard reset, pressione, sem largar, o botão de cima Ligar/Desligar e o botão Home. Pressione-os em conjunto sem largar por 10 segundos, até ver de novo o logotipo da Apple no ecrã do iPad. Se o conseguir ver, então o hard reset foi feito com sucesso.
Desligar aplicações bloqueadas. Se o seu iPad ficar com aplicações bloqueadas, levando a que o iPad deixe de responder, então teremos de forçar a desligar a aplicação com problemas.
Para desligar compulsivamente uma aplicação, deverá pressionar o botão Home durante 5 a 10 segundos. Por norma o iPad deverá voltar ao ecrã principal depois de desligar a aplicação com problemas.
Problemas relacionados. Existem algumas aplicações fora da App Store que podem levar o iPad a responder de forma desajustada com o que foi previsto. Se houver problemas durante a execução de aplicações compradas na App Store, deverá procurar updates da mesmas, pois rapidamente esses problemas são reportados ao developer e este corrige libertando a correcção como update. Ligue também o iPad regularmente ao iTunes para proceder a backups e a updates do software se este estiver disponível.
Caso tenha seguido todos os passos que deixamos, então terá de substituir a sua bateria. Caso esteja na garantia, desloque-se à loja onde o adquiriu, e entregue o equipamento para este ser substituído, ao abrigo das normas que regulam este mercado. Caso já não tenha garantia, desloque-se a casas certificadas e indicadas para reparar estes dispositivos, não o deixe em mãos não especializadas.
Poderá ter aqui mais informações referentes aos termos e condições das garantias, e outra informação acessória. Além disso poderá encontrar alguma informação referente a preços das baterias de substituição e serviços anexos.
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