O tão badalado jogo Crysis, excelência pela sua qualidade gráfica acima da média e referência mundial para benckmarks, poderá correr num dos aparelhos portáteis mais populares do mundo: o iPhone. A OTOY desenvolveu e demonstrou o streaming do jogo Crysis no iPhone usando a nova geração de GPU server-side da AMD.
Sim, não fiquem já em pulgas a pensar que o iPhone vai ganhar um poderoso GPU embutido porque, como foi dito, é realmente um streaming através da rede, onde na realidade o Crysis está a ser processado num PC, sendo o iPhone a sua plataforma.
Dado o tamanho do ecrã do iPhone, a compressão de imagem poderá ser mais elevada possibilitando um streaming quase perfeito de elevada qualidade gráfica, proveniente de um servidor remoto. É dito quase perfeito pois a latência parece ser ainda, como seria de esperar, um problema. De qualquer forma a demonstração parece ter corrido impecavelmente bem, sendo efectivamente o iPhone a correr o Crysis.
Claro está, tudo isto possibilitado pela nova tecnologia da AMD usando DirectX 11. Isto incide na ideia do falado Cloud Computing ou Cloud Gaming já aqui falado, permitindo que qualquer sistema habilitado para tal corra o que quer que seja onde, neste caso do iPhone, correrá tão facilmente o Crysis como o Bomb Jack.
Esta notícia é não mais que a aptidão do iPhone para o Cloud Gaming através da tecnologia AMD. Não é ainda revelado qualquer detalhe acerca da disponibilidade destas aplicações ao consumidor. Aguardemos, pois serão bem-vindas!