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Novidades da MacWorld 2009

Terminou há breves instantes a keynote de Phil Schiller na última MacWorld da Apple. Sem Steve Jobs, sem iPhone Nano, sem novos Mac Mini ou iMac’s, o destaque vai para o novo MacBook Pro, de 17” e bateria com duração de 8 horas, e para a iTunes Store, com novos preços e músicas sem protecção DRM.

As primeiras novidades estão relacionadas com actualizações de software. Começamos pelo iLife que traz consigo muitas novidades para o iPhoto, iMovie, GarageBand e iWeb. O iPhoto ’09 introduz novas formas de organização para as suas fotografias, Faces e Places, baseadas em quem aparece nelas e onde foram tiradas.

No primeiro caso, o iPhoto inclui umas nova tecnologia de reconhecimento de face que detecta automaticamente fotografias com a mesma pessoa. O iPhoto inclui ainda novos temas para a criação de slideshow’s, novas ferramentas para edição de imagem e a possibilidade de partilhar as suas fotografias facilmente em serviços como o Flickr ou o Facebook.

No iMovie ’09 encontrará muitas novas funções que lhe permitirão editar clip’s de vídeo de forma rápida e fácil ou adicionar óptimos efeitos especiais, com um pouco mais de calma. A estabilização de vídeo, que elimina balanços e movimentos bruscos da sua gravação é uma das excelentes novidades.

No GarageBand ’09 o grande destaque vai para as novas e divertidas lições básicas de piano e guitarra. Para aprender com os melhores, as Artist Lessons (vendidas separadamente) permitem-lhe aprender a tocar com verdadeiros artistas, entre os quais Sting e John Fogerty, as músicas que os tornaram famosos.

O iWeb ganha também os seus 5 minutos de fama graças à simplificação do processo de criação de páginas Web, com novos temas, possibilidade de adicionar imagens, vídeos e até pequenos gadgets, tais como contagens decrescentes, RSS feed’s e vídeos do YouTube.

O iWork ’09 vem também apetrechado de novas funções para cada uma das suas populares aplicações de produtividade. No Keynote ’09 a estrela brilha sobre o Magic Move, que possibilita adicionar efeitos de animação automática de imagens, gráficos ou texto em slides consecutivos. Destaque também para as novas animações e gráficos 3D e para o Keynote Remote, uma aplicação para iPhone e iPod Touch, já disponível, que lhe permite controlar a sua apresentação via wi-fi.

No Pages ’09, um novo modo Full Screen permite-lhe concentração total na sua escrita, a par do novo modo outline.

Por fim, o Numbers ’09 introduz uma nova forma de agrupar e resumir dados, juntamente com uma nova forma de criar fórmulas complexas, bem mais simplificada. Além disso, foi também apresentada a versão beta pública do iWork.com, um serviço para partilha e colaboração online de documentos.

Depois disto, tempo para apresentar o novo MacBook Pro de 17 polegadas com uma nova estrutura resistente em alumínio e uma bateria que lhe permite até 8 horas de utilização contínua e 1000 recargas. Segundo a Apple, o segredo para uma maior duração da bateria é torná-la maior em tamanho. Assim, criando uma bateria não removível, os seus engenheiros conseguiram ocupar mais 40% do espaço. O novo MacBook Pro é amigo do ambiente (sem arsénio, mercúrio ou PVC), com uma performance superior ao modelo actual em cerca de 60%, mais três horas de bateria!

A versão base, ao mesmo preço que o modelo actual, 2799 dólares, 2499 euros, inclui um novo ecrã LED com retroiluminação de 17 polegadas (1920×1200 pixels), área de controlo em vidro multi-toque (trackpad multi-touch glass), à semelhança dos últimos modelos da família MacBook, a última geração de placas gráficas NVIDIA (9400M e 9600M GT), Intel Core 2 Duo a 2.66 Ghz, 320GB de disco e 4GB de RAM DDR3. Como não podia faltar, é equipado ainda com uma pequena câmara iSight, três portas USB, AirPort Extreme Wi-Fi, Bluetooth 2.1 e muito mais! Chega no final do mês.

Finalmente, 3 grandes novidades no iTunes. Agora que é o maior vendedor de música nos Estados Unidos, com mais de 10 milhões de músicas e 75 milhões de utilizadores, a iTunes Store apresenta novos preços. Após 6 anos a vender música por 99 cêntimos, e após pressão das editoras, que reclamavam maior flexibilidade, algumas faixas vão passar a ser vendidas por outros valores. Assim, em vez do preço fixo, o preço de uma música poderá ser de 0.69 dólares, 0.99 dólares ou ainda de 1.29 dólares.

Em segundo lugar, o iTunes Plus, lançado há cerca de ano meio, passa a partir de hoje a ser standard. São já 8 milhões as músicas disponíveis sem DRM e, até ao final do primeiro trimestre deste ano, todas as mais de 10 milhões de músicas, naquela que é a maior loja online de música, estarão totalmente livres de DRM. Se pretender actualizar a sua biblioteca e remover a protecção DRM de músicas que já tenha comprado, terá que despender 30 cêntimos por ficheiro.

Por fim, para os utilizadores do iPhone, para além de poder comprar música por Wi-Fi, também será possível comprar via 3G, aproveitando a funcionalidade da segunda geração deste aparelho.

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