…mas não é prejudicial à Saúde
O nível de radiação emitida pelos smartphones é um assunto que apenas é lembrado… às vezes. Para o utilizador é mais importante o design, a performance do equipamento e o sistema operativo, do que propriamente saber qual o índice SAR (Specific Absorption Rate ou Taxa de Absorção Específica ) do equipamento.
Segundo informações publicadas pela FCC (Federal Communications Comission) o iPhone 6 e iPhone 6 plus são dos que emitem mais radiação.
Para que um equipamento entre no mercado, além de várias certificações a que é sujeito, é necessário que tenha uma Taxa de Absorção Específica (SAR – Specific Absorption Rate) inferior a 1,6 W/kg (watt por Quilograma), isto para os Estados Unidos. No caso da UE e no Brasil o valor máximo é de 2,0w/Kg.
O SAR é uma unidade de medição do nível de energia RF absorvida pelo corpo no momento de uso de um smartphone (ou outros equipamentos que usem radiofrequência para comunicar). O SAR é determinado, em laboratório, no nível de potência máxima dos equipamentos; Na verdade, o nível real do SAR, no acto da utilização do smartphone, pode até ser bastante inferior. Tal acontece porque os smartphones são normalmente concebidos, de forma a utilizar a menor potência necessária, apenas o suficiente para que este comunique com a estação base.
Em Junho a FCC deu a conhecer o ranking dos smartphones mais radioactivos, sendo as primeiras posições ocupadas pelo Motorola Droid Ultra e Motorola Droid Maxx com 1,54 W/kg.
- Motorola Droid Maxx – SAR: 1,54
- Motorola Droid Ultra – SAR: 1,54
- Motorola Moto E – SAR: 1,5
- Alcatel One Touch Evolve – SAR: 1,49
- Huawei Vitria – SAR: 1,49
- Kyocera Hydro Edge – SAR: 1,48
- Kyocera Kona – SAR: 1,45
- Kyocera Hydro XTRM – SAR: 1,44
- Nokia Asha 503 – SAR: 1,43
- BlackBerry Z30 – SAR: 1,41
- ZTE Source – SAR: 1,41
- ZTE Warp 4G – SAR: 1,41
- Nokia Lumia 925 – SAR: 1,4
- Nokia Lumia 928 – SAR: 1,4
- Kyocera Hydro Elite – SAR: 1,39
- T-Mobile Prism 2 – SAR: 1,38
- Sprint Vital – SAR: 1,38
- Sprint Force – SAR: 1,37
- Huawei Pal – SAR: 1,33
- Kyocera Hydro Plus – SAR: 1,33
Recentemente a FCCN divulgou os índices de radioactividade para ao iPhone 6 e iPhone 6 plus. No caso do iPhone 6 o SAR é de 1,58 W/kg enquanto o SAR do iPhone 6 Plus é de 1,59 W/kg (quase no limite permitido).
Tais valores estão dentro do índice legal e assim sendo não representam qualquer perigo para a saúde pública. No entanto, a Apple conseguiu colocar nas primeiras posições do ranking do SAR os seus dois últimos equipamentos.
Tinha conhecimento desta Taxa de Absorção Específica?
Via FCC