Tal como acontece em outros segmentos, por exemplo, no segmento automóvel, no mundo dos smartphones/tablets também existe desvalorização de equipamentos. Essa desvalorização é normalmente mais sentida em equipamentos topo de gama e nesse sentido há que ter em conta tal cenário no ato da compra.
Se está a pensar comprar um iPhone ou um Android e tem intenções de o vender posteriormente, saiba quais os equipamentos que menos desvalorizam.
Não é novidade para ninguém que existe muita procura de iPhones em segunda mão. Também não é menos verdade que, mesmo passados alguns meses ou anos, é fácil vender um smartphone da Apple e a bom preço.
iPhone X é o equipamento que menos desvaloriza
De acordo com dados da B-Stock, no mundo dos smartphones o iPhone X é o equipamento que menos desvaloriza na atualidade. Segundo a informação, passado um ano da compra o iPhone X pode perder até 32% do seu valor. No segmento dos iPhone, encontramos também o iPhone 8 Plus com uma desvalorização a rondar os 43% e na terceira posição o iPhone 7 que desvaloriza, em média, 44%.
No segmento dos Android, o Samsung S8 é o equipamento que desvaloriza menos. De acordo com os dados, a quebra de valor pode chegar aos 58% (quase o dobro do iPhone X). Igual desvalorização tem o Samsung S8+.
Relativamente aos equipamentos que mais desvalorizam, a lista é liderada pelo HTC Desire 820 (com 95%), seguido do Huawei Honor 5X (até 94%) e curiosamente na terceira posição dos que mais desvalorizam encontra-se o OnePlus One com uma desvalorização a rondar os 94%.
Tendo em conta os dados anteriores, facilmente concluímos que quem não quiser perder muito dinheiro em vender o seu smartphone deverá apostar num iPhone. A procura dos equipamentos da Apple é sempre elevada e daí influenciar positivamente na desvalorização dos equipamentos.
No segmento Android, quem quiser vender um equipamento com este sistema operativo, poderá perder muito tendo em conta o valor pago no ato da compra.