Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Que a Apple é uma empresa que leva as suas convicções até ao fim, bom, isso já toda a gente sabe. Contudo, essa persistência está a levar Mozilla a bater o pé e a não ceder a sua posição, por isso o Firefox não está disponível para o iOS.
Ambas as empresas estão a perder com este braço de ferro. Uma porque tem uma das maiores comunidades do mundo a usar outros browsers no iOS, a outra porque o Firefox atrai muito utilizadores. Mas não poderiam unir vontades e ganhar os dois?
Na verdade há um braço de ferro que tem a ver com questões profundas. A Mozilla tem intenções de “fabricar” um browser para iOS, mas não abdica da ideia de este ter o seu próprio “web engine”, situação que tem sido sempre recusada pela Apple, que apenas permite o acesso por parte de terceiros ao seu código por razões de segurança.
Nisto, quem tem menos força acaba por perder o braço de ferro e, depois de tanto tempo a manter a posição irredutível, parece que a Mozilla está prestes a ceder, tendo mesmo Lukas Blakk revelado que a empresa pretende trazer uma versão do seu navegador Web Mozilla Firefox para o sistema operativo iOS muito em breve.
We need to be where our users are so we’re going to get Firefox on iOS #mozlandia
— Lukas Blakk (@lsblakk) 2 dezembro 2014
Não existem ainda muitos detalhes acerca de como isto irá acontecer, mas muito provavelmente a empresa irá utilizar o “web engine” da Apple e irá aplicar uma camada de interface própria e personalizada sobre o mesmo, situação que acontece com o seu concorrente Google Chrome.
A principal razão para que muitos utilizadores prefiram ter o navegador Mozilla Firefox no seu iOS é a mesma pela qual muitos utilizadores preferem o Google Chrome ao Safari, isto é, muitos utilizadores utilizam a versão do Mozilla Firefox nos computadores e com uma versão para iOS poderiam muito facilmente aceder aos seus “Bookmarks” e às palavras-passe através do seu dispositivo móvel.
Sendo isto verdade, os milhões de utilizadores de Mozilla Firefox em todo o mundo com certeza que irão ficar muito felizes, pois depois de tanto tempo irão finalmente poder utilizar o seu navegador web preferido nos seus dispositivos móveis.