No Mac OS X existem alguma lacunas, pelo menos para o meu tipo de workflow. É óbvio que não serão as mesmas necessidades de utilizador para utilizador, mas podemo-nos concentrar nalgumas aplicações de vários serviços que não existem de forma directa no Mac OS X. Esta aplicação que vos deixo hoje, reúne vários serviços e é… um autêntica chave inglesa no que toca às transferências de ficheiros dentro e fora do seu computador.
A utilização de separadores nas interfaces gráficas das aplicações não só aumentam a produtividade como permitem acções mais específícas, entre elas comparar pastas, mover, cortar e colar entre essas mesmas pastas e executar mais algumas acções que normalmente no Mac são mais demoradas.
Com o Moroshka File Manager o utilizador tem um ambiente de trabalho com MDI (Multiple Document Interface), um interface multi-documental baseado num gestor de ficheiros. Esta ferramenta permite abrir várias pastas e janelas sem que ocupe mais ecrã. Imagine as possibilidades de ai poder visualizar e abrir ficheiros ISO e UDF sem ter de instalar aplicações de terceiros para cada um destes formatos.
Moroshka File Manager apresenta-se com um gestor com capacidade de multi-transferências o que significa à partida vários serviços independentes e simultâneos. Além disso, pode usar uma janela gráfica e outra onde executa comandos no terminar tudo dentro da própria aplicação.
Usando as ligações remotas é simples ligar-se por FTP ou SFTP a vários servidores, permitindo uma janela com os ficheiros locais e a outra com as pastas remotas, num qualquer servidor. Tudo pode ser colocado de forma acessível num menu de favoritos, para tornar o acesso a estes caminhos mais rápido e facilitar o trabalho em cada vez que usar estes recursos.
Moroshka File permite ainda uma pesquisa inteligente, onde o utilizador pode procurar os seus ficheiros usando as variáveis nome, extensão, data de criação, atributos e tamanho do ficheiro.
Esta aplicação traz ainda muitas outras funcionalidades que poderá adaptar ao seu serviço. Já talhada para as novidades do Mac OS X Lion 10.2, o Moroshka File Manager facilita o acesso ao menu de preferências onde poderá parametrizar várias funcionalidades, como atribuir atalhos de teclado a funções rotinadas ou mostrar ficheiros ocultos do sistema.
É uma ferramenta “tudo-em-um” para o servir, nem os ficheiros compactados são entrave para esta ferramenta. Arrastar e largar é trivial e gerir ligações entre várias máquinas, entre elas servidores remotos, são de uma simplicidade impressioante. Esta aplicação está ainda a dar os primeiros passos, em fase beta mas já se encontra disponível também para Windows. Os responsáveis acreditam que muito ainda pode ser acrescentado para aumentar a produtividade sem que com isso perca a simplicidade de manipulação. Use e veja como é prática a gestão de conteúdos com esta aplicação.