Victor Domingos, da LojaMac, publicou um excelente artigo que vem de encontro a algumas das perguntas dos nossos visitantes. Se pretende actualizar o sistema operativo do seu Mac para o Mac OS X 10.5 Leopard, mas quer assegurar que tudo funcionará da forma esperada, não deixe de ler este artigo.
1. Alguns conselhos A primeira coisa que se deve fazer, sempre que se instala uma nova versão de qualquer sistema operativo (incluindo o Leopard), é uma cópia de segurança de todos os ficheiros importantes – trabalhos, músicas, fotos, filmes, etc. Devemos também assegurar-nos de que temos por perto os discos de instalação de todo o software que utilizamos no nosso dia-a-dia. É que, durante a instalação, pode ser necessário limpar todo o disco e instalar tudo novamente, para que tudo funcione da forma devida, e convém estarmos preparados.
Finalmente, deverá verificar se os fabricantes dos programas de que depende o seu trabalho asseguram o suporte para a nova versão do sistema operativo.
2. Actualização versus instalação “limpa” Ao instalar o Leopard, aparece a habitual questão sobre o tipo de instalação que desejamos efectuar: Actualizar, Arquivar e Instalar, ou Apagar e Instalar. O mais prático, na maior parte das vezes, deveria ser a opção Actualizar, mas a experiência mostra-nos que às vezes é mesmo necessário Apagar e Instalar para que o Mac se comporte como novo.
Nos nossos testes, tentamos fazer a actualização num MacBook, mas ao iniciar o Leopard reparámos que Finder simplesmente não se mantinha em execução, reiniciando-se sucessivamente. O problema resolveu-se fazendo uma instalação do tipo “Apagar e Instalar”. Felizmente, tínhamos feito uma cópia de segurança completa antes de dar início à actualização… Depois de efectuar uma instalação “limpa”, tudo funcionou normalmente, sem qualquer problema.
3. Compatibilidade do software Alguns dos principais desenvolvedores de software para Mac já disponibilizaram actualizações para aumentar a compatibilidade dos seus programas com o novo sistema operativo. Outros emitiram comunicados onde informam os utilizadores do nível de compatibilidade ou incompatibilidade das actuas versões. O número de títulos de software é virtualmente infinito, pelo que nos seria de todo impossível colocar nesta página toda a informação actualmente disponível. No entanto, aqui ficam algumas informações úteis relativamente a alguns dos programas mais utilizados.
Adium Parece apresentar alguns problemas na ligação a redes MSN. Este problema parece depender de outras variáveis, como o tipo de router.
Microsoft Office 2004 Há alguns relatos, na Internet, de problemas menores que surgem quando se utiliza os Spaces ao mesmo tempo que o MS Office 2004, mas aparentemente, tudo ou quase tudo funciona sem problemas. Não temos conhecimento de nenhum comunicado da Microsoft relativamente à compatibilidade dos seus produtos com o Mac OS X 10.5.
Microsoft Messenger Aparentemente, funciona sem problemas.
OpenOffice.org/NeoOffice Ambos os programas parecem funcionar sem problemas.
Adobe A Adobe anunciou que as seguintes aplicações já são compatíveis com o Leopard:
- Photoshop CS3
- Illustrator CS3
- GoLive CS3
- Dreamweaver CS3
- Fireworks CS3
- Flash CS3
- InCopy CS3
- InDesign CS3
- Contribute CS3
- Bridge CS3
- Version Cue CS3
- Device Central CS3
- Acrobat Connect (Start Meeting)
De acordo com a Adobe, o seguinte conjunto de aplicações requerem uma actualização que deverá ser disponibilizada entre os meses de Dezembro e Janeiro:
- Acrobat 8 Professional
- Premiere Pro CS3
- After Effects CS3 Professional
- Encore CS3
- Soundbooth CS3
As aplicações mais antigas da Adobe (por exemplo, o pacote CS2) não serão actualizadas para suportarem o Leopard. De acordo com a Adobe, muitos desses programas podem instalar e correr no Mac OS X Leopard, mas há a possibilidade de surgirem problemas de compatibilidade, para os quais a empresa não tenciona oferecer qualquer tipo de solução.
FileMaker Há alguns problemas de compatibilidade nas aplicações Filemaker Pro 9 e FileMaker Pro 9 Advanced, mas a empresa que desenvolve este software acaba de oferecer uma actualização gratuita, disponível em www.filemaker.com/support/downloads.
As versões actuais do FileMaker Server 9 e do FileMaker Server 9 Advanced são incompatíveis com o Leopard, mas ainda não foi avançada uma previsão relativamente à data em que esses dois programas serão actualizados.