Precisei de converter uns ficheiros de vídeo para usar num teste entre o iPad e a Apple TV e, como sempre, tive de ir procurar o que havia de mais simples e com a qualidade para converter formatos de vídeo. Estas aplicações recebem actualizações com frequência, além de estarem diariamente a aparecer novas ferramentas, sempre com algo a acrescentar às anteriores. Assim é importante estar constantemente a vasculhar por novas aplicações. Foi assim que descobri o Media Converter.
Esta aplicação prima pela simplicidade em todos os campos, quer seja a converter ou mesmo a importar formatos de conversão para o seu leque de alternativas.
Esta aplicação sofreu uma grande evolução, desde que acrescentou o suporte a ffmpeg e isso abriu caminho para a conversão de muitos outros formatos. Esta aplicação é rápida a converter, pelo menos nesta máquina converter um ficheiro de quase 1 Gb foi um speed. Esta aplicação suporta conversão para avi, wmv, mkv, rm, mov e muitos outros formatos.
Além dos codecs que traz nativamente, podemos acrescentar alguns outros disponíveis no site de suporte para a aplicação. Desta forma deixamos de descarregar muitos módulos que não fazem falta alguma e isso torna a aplicação menos gulosa para o sistema.
Com um simples clique no botão Get More Presents podemos descarregar e adicionar à lista codecs que suportem a conversão que necessitamos. Desta forma podemos retirar e converter áudio dos filmes assim como uma panóplia de outras alterações.
Desde que o Media Converter disponibilizou a conversão em lotes, passou também a contar com algumas configurações inteligentes para aliviar a “mente”. Por exemplo, pode criar automaticamente barras para manter a proporção do ecrã correcta. Além disso, permite alterar de 4:3 para 16:9, quando necessário.
Nas preferências pode alterar algumas opções, personalizando a gosto o resultado final. Se não se sentir propriamente à vontade, deixe que o automático trata do assunto.
Feito isto é só converter, transportar para o suporte que pretendemos e usufruir do filme nos muitos gadgets que hoje fazem parte da nossa vida. Num Mac nunca deve faltar determinadas ferramentas, esta, se assim entender, poderá ser uma delas.