Pplware

MagicPrefs – Multi-gestos que potenciam o Magic Mouse

O mundo está aplicar a função dos gestos às mais elementares funções do nosso dia a dia. A Apple foi uma das empresas que constatou ser esse o caminho para aumentar a interactividade do humano com as ferramentas e partiu à descoberta de vários dispositivos que permitissem traduzir em acção o que os nossos gestos ordenavam.

De longe vem o tempo do touchpad e outras plataformas que apadrinharam o que hoje fazemos nos ecrãs dos smartphones, mas foi com o iPhone que esse “resultado de correspondência efectiva” teve mais sucesso. Desde então a Apple tem aproximado as funções nos seus sistemas operativos e cada vez existem mais comandos traduzidos em movimentos.

A Apple pensou e concretizou a adaptação deste tipo de input e criou o MagicTrackpad. Um espaço multi-gestos capaz de interagir de forma inteligente com as aplicações de qualquer Mac. Tudo isto tem suporte e software nativo mas podemos aumentar a funcionalidade de cada um. Para isso podemos recorrer a uma aplicação de seu nome MagicPrefs.

Um pouco de história…

Os MacBooks vêm equipados com um poderoso TrackPad capaz de oferecer ao utilizador capacidades de toque únicas num segmento portátil, onde com os gestos muitas opções ficam simplificadas ao banal e trivial. Este tipo de utilidades aumentam consideravelmente o workflow, permitindo uma manipulação audaz dos conteúdos. Depois a Apple lançou o Magic Mouse onde o conceito do “rato” evoluiu até um patamar capaz de deixar orgulhoso o seu inventor, Bill English e o seu pensador  Douglas Engelbart.

falamos aqui em tempos nesta ferramenta, mas a mesma sofreu um incremento de funções e de qualidade de opções. Assim, o utilizador poderá agora aumentar a sua colecção de gestos e melhorar a performance com que manipula os objectos nos mais variados programas para Mac OS X. A minha intenção principal é deixar mais recursos para o Magic Mouse.

MagicPrefs

O Magic Mouse aparece em 2009 e é o primeiro rato multi-touch que permite o uso de gestos como o deslizar e mover tanto na horizontal como na vertical, permitindo interagir com as aplicações e com os sistemas “físicos” de visualização. Além disso a sua base táctil permite que sejam configurados pontos de toque como se fossem botões. Podemos ter o botão direito do menu de contexto e o botão esquerdo como habitualmente estamos habituados a ver. O deslizar pode ser feito ao centro como se existisse o rolo… mas não é tudo!

 

Este equipamento é mais preciso recorrendo ao rastreio do “espaço de acção” usando um sensor laser. Mas a recepção inicial ao Magic Mouse foi mista, com reacções positivas a função de deslize, mas reacções negativas a falta de um botão no meio, ou botões para activar o Exposé, Dashboard ou Spaces (recursos oferecidos pelo seu antecessor). Muitos desses recursos podem ser activados, pois o Magic Mouse permite 5 pontos de toque simultâneo e conjugações de movimentos, tudo isso pode ser activado recorrendo a aplicações de terceiros.

É aqui que entra o MagicPrefs.

Esta aplicação aumenta consideravelmente as capacidade nativas do Magic Mouse. Traz novas capacidade e adapta as existentes ao modo de acção e ao modo de uso do utilizador.

Podemos logo a partir da barra de tarefas ter acesso a uma leque de funções somente atingíveis via este tipo de ferramentas. Já havíamos falado numa outra ferramenta do género. Mas esta vai mais longe e abre o acesso directo a funções, serviços e aplicações.


A filosofia por trás destas opções é interessante. Mediante as possibilidades do rato: quantidade de toques que este reconhece e possíveis combinações sobre o mesmo, a aplicação abre frentes de acções. Assim podemos atribuir ao Magic Mouse muitas outras funções para além das que ele já permite de forma nativa.


As combinações são muitas. Isto porque podemos combinar toques, com arrasto, deslizes na vertical e horizontal e até podemos marcar movimentos específicos, trabalhados por nós.


Além disso, podemos optimizar a sensibilidade e velocidade da resposta do mesmo.

Fica a sugestão para os que compraram um Magic Mouse, e que pretendem aumentar a incidência do mesmo no dia-a-dia.

Nota: Para quem tem Macs mais antigos e ainda usa o Tiger, existe uma aplicação que permite usar o Magic Mouse com gestos Multi Touch: http://plentycom.jp/en/magicdriver/

Imagem de introdução: Agradecimento ao nosso leitor Miguel Cabral pela produção deste cenário na Apple Store Liverpool.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: 10.5+
Download: MagicPrefs 2.4.0 (79) [2.6MB]
Homepage: MagicPrefs

Exit mobile version