Seja em que sistema operativo for, existe sempre a necessidade de ocasionalmente procedermos a ajustes no consumo de recursos da máquina. São correcções, alterações e afinações úteis para podermos manter a máquina sólida, segura e sempre com o melhor desempenho possível, afinal somos nós os beneficiários.
Para Mac OS X já existem algumas boas aplicações para este trabalho de limpar e afinar, em tempos já falámos no CleanMyMac, que permite também uma vigilância pró-activa à performance do Mac OS X, falámos no CleanMyDrive, uma aplicação muito específica para limpar os discos disponíveis na máquina, o AppCleaner, aplicação fabulosa para eliminar aplicações e elementos dependentes no sistema, o FastComputer, uma pequena solução para informar o utilizador de quem é a culpa de um arranque lento do Mac OS X e falámos também no iBoostUp e no Onyx que permitem ambos cuidar da saúde do sistema de forma muito individualizada.
Magican é uma aplicação gratuita para Mac que permite verificar e inspeccionar o sistema ajudando os utilizadores a aumentar a performance do Mac. Esta ferramenta actua em vários sectores, pode limpar ficheiros inúteis, aumentando espaço em disco, verifica o nível de recursos, tais como o consumo de CPU, temperatura nos vários sensores do Mac, espaço disponível no disco, em tempo real para ajudar a adaptar o consumo às necessidades actuais do utilizador.
Além das verificações ao nível de recursos, esta aplicação permite verificar a actualização das aplicações, ajudando o utilizador a actualizar caso exista na Mac App Store uma versão mais actual. Além desta verificação, o Magician permite remover de forma eficaz aplicações que tenha instaladas e não sejam necessárias.
A ferramenta tem uma interface muito intuitiva e com vários grupos de elementos da nossa máquina. Podemos começar por dizer à aplicação que queremos a temperatura em graus Celsius e verificar no grupo Cleaner, após scanner, quais os elementos que podemos desde logo limpar. Esta é uma limpeza genérica, são aqueles lixos “domésticos” típicos da nossa utilização. Depois existem outros elementos, como os ficheiros com nome repetido, que podemos ou não remover, por segurança essa opção está desligada, mas com o slide podemos activar essa limpeza, obtendo uma descrição de quais são os tais ficheiros com nome repetido.
Como podemos ver na imagem em cima, a aplicação permite também alguma estatística quanto aos nossos discos ligados ao Mac. É interessante saber, por exemplo, a velocidade de escrita e leitura do disco principal.
Já referido em cima, mas agora explicado graficamente, conforme imagem em cima, a ferramenta varre a nossa pasta de aplicações para detectar quais as aplicações que temos instaladas e que na Mac App Store têm versões mais recentes. Podemos desde aqui dar ordem de actualização. Além desta informação, existem outras também úteis sobre os programas listados.
No caso de pretendermos desinstalar algumas aplicações, plugins e add-ons, é no grupo Software > Uninstall que vemos essa funcionalidade. Temos a aplicação, o tamanho ocupado e podemos remover a mesma do nosso sistema e todo um conjunto de ficheiros acessórios que algumas espalham pelo sistema operativo. Muito eficaz este grupo.
Caso pretendamos instalar um gestor de documentos, onde são incluídos vários filtros, um gestor de pesquisa ou um gestor de tempo de trabalho, poderemos fazer isso no grupo Toolbox. São ferramentas muito especificas, taladas para aquelas tarefas.
No grupo Hardware podemos ter a percepção do que o nosso Mac esconde debaixo do capot. São detalhadas informações que devemos conhecer, principalmente porque nos pode poupar muito tempo, um dia que necessitemos de trocar algum componente.
Existem outras funções igualmente importantes, deixo ao utilizador o ónus da descoberta e possível utilização. Com o aumento de utilizadores dos sistemas da Apple, estão também a aumentar as ofertas de bom software, o que traz concorrência e mais eficiência.
Esta aplicação coloca também na Barra de Menus algumas opções e coloca no desktop uma janela de acompanhamento em tempo real de vários parâmetros referentes ao consumo de memória e CPU.
A nova versão do Magician vem tratar de alguns problemas que se manifestavam na versão anterior e trazer também algumas novidades. Em primeiro lugar podemos passar a contar com a sugestão de novo software no Software Center. Houve ainda a melhorias de alguns idiomas.
Na parte de resolução de bugs, foi removido um que era apresentado na zona de pesquisa de ficheiros duplicados (Duplicate Finder). Houve ainda a correcção de outros pequenos bugs.
Usem, é gratuito e depois digam de vossa justiça, caso tenham alternativas ou sugestões de outras ferramentas, partilhem esse vosso conhecimento.