Claro que a marca tem um historial que não é de agora, onde estão muitos equipamentos na sua lista de distribuição… lista que pode agora ser consultada recorrendo a uma aplicação que compila toda a informação dos mais variados equipamentos Apple, ao ponto de contar um pouco da história de cada um deles.
Como o saber não ocupa lugar, deixo-vos esta curiosa aplicação que serve de compêndio Apple.
Mactracker fornece informações detalhadas sobre cada computador Apple Macintosh que saiu no mercado. Esta informação inclui pormenores como a velocidade do processador, a memória, as drives ópticas, as placas gráficas utilizadas, versões do sistema operativo… entre outras características. Tudo isto numa interface bem ao estilo Finder…
Mas o curioso desta aplicação… ou se calhar devo apelidar de compêndio, é que traz também informações sobre os ratos desenhados e construídos pela Apple, teclados, ecrãs, impressoras, scanners, câmaras digitais, iPod, Apple TV, iPhone, iPad, placas Wi-Fi… e outras preciosidades que a Apple também já colocou no mercado. So não vi (não quer dizer que não estejam lá) as afamadas consolas… sim, a Apple também já lançou uma consola de jogos.
É normal que quando se fala em tablets se pense que a Apple apenas agora apareceu com o iPad, mas não é verdade, o embrião chamava-se Apple Newton MessagePad e foi lançado em 1993… pelo menos é esta uma das referências do início da era dos touch Apple… mas esta história fica para outra altura.
Fiquei curioso quando descobri esta aplicação. Procurava informação sobre a Apple TV, que entretanto ando a testar e descobri esta biblioteca de informação que traz em cada referência um pouco de história, além das características, o que pode ser muito útil, nalguns cenários informativos. Além disso, permite a utilizadores com máquinas Apple, saber os limites técnicos e quais as características dos componentes. É gratuita e pode ser encontrada na App Store.