Pplware

Macs e Open Source? Programadores dizem que é possível!

Será que os amantes dos produtos Mac já imaginaram o que seriam os computadores da Apple com software livre? E os adeptos de software livre como vêem esse futuro?

Essa realidade pode não estar assim tão longe nem soar assim tão bizarro, e os programadores acreditam que esta possa ser uma boa união.

Foi na 13º edição do FISL (Fórum Internacional de Software Livre) que se chegou a essa conclusão, uma vez que muitos dos participantes utilizavam computadores da Apple.

O Fórum Internacional de Software Livre, FISL, já vai na sua 13º edição e caracteriza-se por ser um evento onde o tema central é o software Open-Source. O evento ocorreu de 25 a 28 de Julho deste ano, e a próxima edição já tem data e irá ocorrer de 3 a 6 de Julho de 2013.

No entanto, durante o evento, foram observados vários participantes a utilizar computadores da Apple, um cenário pouco vulgar entre os defensores de SO livre como Linux e Unix, uma vez que consideram os Macs um sistema fechado.

No entanto, quando questionados, os participantes admitem que Mac e Open Source pode ser uma boa união.

O programador Josermar Luedke, utilizador de um Macbook durante o evento, afirma que “As primeiras versões do Mac foram baseadas em Linux e principalmente em Unix. Isto foi logo no início da empresa, quando a licença do Unix tinha uma abertura que permitia que outras empresas o usassem. No caso da Apple, ela apropriou-se do código e fechou-o num novo sistema. Assim, a origem do Mac é Open Source.”

Por sua vez, Rodrigo Nascimento, também ele programador do evento com um computador Apple. refere que até hoje o SO da marca da maçã continua a basear-se em Unix e, assim é possível utilizar as mesmas linhas de comando e praticamente todos os programas com os quais se trabalha em Linux.

O participante ainda acrescenta que “a Apple tem também o seu lado entusiasta pelo Open Source, uma vez que foi uma das principais empresas a incentivar o HTML 5, ao retirar o flash do iPhone e iPad. É também uma empresa que apoia o Javascript, e o cerne do browser Safari é também ele OpenSource, assim como vários outros programas desenvolvidos pela empresa.” referindo ainda também que, por ser uma marca capitalista, que deve apresentar lucro, a Apple irá sempre ter coisas fechadas.

Estes programadores são da opinião que os Macs são boas escolhas para quem trabalha com software livre, uma vez que apresentam uma interface amigável, e um sistema operativo que permite o desenvolvimento de Open Source dentro de um hardware com excelente performance.

“Actualmente, se tivesse que utilizar Linux ou Windows, iria optar pelo hardware da Apple. Esta é uma vantagem da empresa ser fechada, uma vez que desenvolve um código para meia dúzia de hardwares, mas por outro lado funciona muito bem nesses dispositivos. Contrariamente o Linux necessita ser compilado para outro hardware onde se queira utilizar, o que acaba por afectar a performance. Por outro lado o Windows é fechado, mas também tem que correr em qualquer coisa, e isso é uma desvantagem”, refere Nascimeno.

O programador Luedke afirma também que “Algumas pessoas ainda têm preconceitos. Conheci uma pessoa que tinha a ideia de que a Apple era muito fechada. Mas também há pessoas que pensam que Open Source não presta” e Nascimento compeleta ao indicar que “Há sempre alguém no extremo, que odeia Windows, que odeia Linux ou que odeia Mac.”

Ainda o consultor para a Sociedade da Informação e activista do Open Source, Marcelo Branco, conclui que “Como ainda não temos um hardware totalmente livre, a vantagem do PC é que ele utiliza padrões abertos, e qualquer fabricante pode produzir um computador. Já a Apple é totalmente fechada nesse sentido. Nunca usei Mac, mas acho que é uma questão de liberdade de escolha que vai de cada developer”.

Como vêem a integração dos Macs com Open Source? É uma boa união ou, por outro lado, não trará vantagens?


Homepage: FISL 13

 

Exit mobile version