Pplware

Apple explicou porque o MacBook Pro não tem leitor de cartões SD

Muito se tem escrito e dito sobre os novos MacBook Pro que a Apple lançou recentemente. As mudanças que estas máquinas trouxeram mostraram que a Apple quer alterar profundamente os computadores pessoais.

Das várias funcionalidades que foram removidas, algumas deixaram os utilizadores descontentes. Uma delas, o leitor de cartões SD, foi agora explicada de forma clara e concisa pela Apple.

Foram vários os elementos que a Apple retirou nos novos MacBook Pro. É certo que introduziu algumas novidades, mas o que mais incomoda os utilizadores é mesmo o que foi retirado e que muitos consideram essencial.

A resposta à retirada do leitor de cartões SD, que muitos utilizadores consideram essencial e algo que não deveria ter sido removido, surgiu numa entrevista dada por Phil Schiller, Vice Presidente Sénior da Apple. Segundo foi dito, a permanência de um leitor destes num computador como o novo MacBook Pro é complicada.

Because of a couple of things. One, it’s a bit of a cumbersome slot. You’ve got this thing sticking halfway out. Then there are very fine and fast USB card readers, and then you can use CompactFlash as well as SD.

So we could never really resolve this – we picked SD because more consumer cameras have SD but you can only pick one. So, that was a bit of a trade-off. And then more and more cameras are starting to build wireless transfer into the camera. That’s proving very useful.

So we think there’s a path forward where you can use a physical adaptor if you want, or do wireless transfer.

A escolha do formato SD foi originalmente feita por ser o tipo de cartões que mais estava a ser usado e que viria a ser o padrão da industria.

Cada vez mais as máquinas fotográficas começam a ter novas forma de transferências de dados, recorrendo ao wireless e este é o caminho a ser seguido. Há também novos leitores de cartões cada vez mais rápidos e finos, que abrem a porta a outros tipos de cartões noutros formatos.

Houve também nesta entrevista referência à decisão de não remover, para já, a porta áudio. Segundo Phil Schiller os profissionais que vão usar o novo MacBook Pro ainda requerem que o equipamento áudio de elevada qualidade que possuem funcione nestas máquinas.

A decisão da Apple de remover alguns destes componentes, que não se fica pelo leitor de cartões, foi arriscada e muitos são os que criticam o que foi alterado. Phil Schiller considera estas críticas normais e lembra que a grande maioria dos novos produtos da Apple tiveram sempre estas reações.

Independent

Exit mobile version