Pplware

#WWDC19: A Apple melhorou ainda mais o macOS com o Catalina

A Apple prometia melhorias substanciais para o macOS. O seu foco seria, falava-se, uma alteração grande no campo do iTunes e noutras áreas fulcrais.

As novidades estão agora apresentadas e o novo macOS Catalina vem mostrar que a Apple ainda sabe inovar e em áreas chave.


A primeira mudança está no iTunes, como se previa. Este deixa de existir e passa a focar-se em 3 apps distintas. Temos assim as apps Music, Podcasts e TV. É nelas que vamos poder gerir todos os conteúdos multimedia. Os seus nomes são claros e as suas funções também.

O iPhone e o iPad, dois dos maiores focos do iTunes, passa a ser apenas mais um elemento do sistema e podem ser controlados e geridos no Finder. Claro que isto inclui toda a sincronização necessária.

No campo da utilização do macOS, temos novidades na utilização de monitores. Estes passam a poder ser usados de forma diferente. De tal forma que podemos agora usar um iPad como monitor externo sem fios e com tudo o que temos no nosso monitor do escritório. A Apple chamou a esta novidade Sidecar.

A acessibilidade é também um foco no macOS e agora a Apple reforçou a sua presença. Podemos controlar e ditar texto para o macOS Catalina de forma fluida e sem qualquer dificuldade. Como a segurança, todo o processamento de texto é local.

Outra novidade é o Find My. Este novo sistema permite localizar qualquer Mac, iPhone ou iPad, sem a necessidade de rede sem fios. Via Bluetooth outros equipamentos podem detetar e enviar a localização de outros equipamentos.

Para aumentar ainda mais a segurança, a Apple trouxe para o macOS uma novidade que o iOS já usa. O Activation Lock garante que um Mac perdido não pode ser acedido por qualquer um e sem controlo.

No campo das app, a Apple tem também uma palavra a dizer. Com o projecto Catalyst os programadores podem criar versões para este sistema vindas do iOS. Basta uma simples seleção no XCode e tudo estará pronto a criar uma app dedicada ao macOS, usando apenas a versão para iOS.

Estas novidades vão chegar já hoje na forma de uma versão beta e chegam, como é normal, no início do outono, provavelmente quando a Apple revelar o novo iPhone.

Exit mobile version