A preocupação da realização de backups frequentes e regulares dos seus dados deve uma constante. Os nossos dados mais importantes podem-se perder em poucos segundos e temos de ter sempre disponível uma forma rápida de os recuperar.
O OS X tem dentro de si a capacidade de realizar esses backups através da utilização da conhecida Time Machine, que trata de tudo sem que os utilizadores tenham de se preocupar.
Mas com recurso ao TimeTracker passamos a poder ver que ficheiros foram adicionados a cada um dos backups.
Ao acedermos à Time Machine temos acesso global ao sistema numa determinada data, sem que consigamos perceber se um determinado ficheiro foi adicionado nessa data ou se é mais antigo.
Na verdade este não é um problema pois o backup realizado apenas adiciona ficheiros que tenham sido alterados e que tenham mudado.
Mas os utilizadores mais exigentes podem querer saber que ficheiros foram adicionados a cada um dos backups e essa informação a Time Machine não disponibiliza.
É para estas situações que o TimeTracker foi criado. Para poderem ver em detalhe o que cada backup viu ser adicionado, pasta a pasta e ficheiro a ficheiro.
Com esta informação conseguimos ter uma percepção dos ficheiros de cada backup e do que foi marcado como tendo sido alterado e por isso adicionado.
A informação que o TimeTracker disponibiliza é arrumada em duas áreas distintas na sua interface. A do lado esquerdo, onde é mostrada informação dos backups que estão disponíveis e a do lado direito, onde podem ver o conteúdo de cada um dos backups, numa estrutura de pastas e ficheiros.
Podem navegar na estrutura de directórios e assim ver os ficheiros que cada um contêm. Apesar de não poderem ver os seus conteúdos directamente nas ferramentas do OS X.
Se preferirem podem pesquisar directamente os ficheiros que procuram ou imprimir directamente do TimeTracker. Estas duas opções estão disponíveis na interface do TimeTracker, junto à que permite pré-visualizarem os ficheiros.
As configurações do TimeTracker são muito minimalistas, limitando-se a ter disponível apenas a opção de carregar automaticamente os backups da vossa Time Machine.
O TimeTracker está numa fase ainda muito inicial do seu desenvolvimento. Apesar disso está já capaz de fornecer a totalidade das funcionalidades que se dispõe a disponilizar.
Se gostam de controlar de forma muito apertada os backups que a vossa Time Machine realiza, então o TimeTracker pode ser de grande ajuda. Vejam com detalhe quais os ficheiros que foram adicionados em cada um dos backups realizados e e a sua localização.