Se há software que todos conhecem no universo Mac é o MacKeeper. Nem sempre pelas melhores razões, mas sempre associado à segurança e à optimização do sistema operativo.
Com uma legião de utilizadores bem grande, este software é um caso de sucesso. Foi agora lançada uma actualização ao MacKeeper que corrige um problema de segurança grave que coloca em risco utilizadores e máquinas.
A falha de segurança que está a afectar o MacKeeper foi descoberta pelo investigador de segurança Braden Thomas e revela-se uma ameaça grave para todos os que utilizam este software.
O problema está associado ao MacKeeper e permite que qualquer atacante possa ter acesso pleno à máquina do utilizador. Quando este visita sites criados para expôr a falha, o atacante executa um código aleatório sem qualquer controlo e, assim, consegue o acesso à informação e ao controlo da máquina.
É importante actualizar já para a nova versão já corrigida. Esta versão está já disponível para download no site e todos devem actualizar o mais depressa possível sob pena de verem as suas máquinas atacadas e expostas ao problema detectado.
O MacKeeper sempre foi um software controverso e com funcionalidades que, para muitos, podem ser obtidas de forma directa no próprio sistema operativo, sem o recurso a quaisquer ferramentas.
Se esta é uma situação que se encontra noutras aplicações, a diferença está no facto do MacKeeper ser uma ferramenta paga e que muitos optam por usar.
Outra situação pouco normal é a opção dos criadores do MacKeeper em publicitar a sua ferramenta em todos os sites menos aconselháveis, muitas vezes misturada com aplicações que se sabem ser claramente embustes e que apenas procuram infectar os computadores.
Se são utilizadores do MacKeeper, então é imperativo que actualizem a versão que têm instalada e que procurem indícios de comportamentos anormais nos vossos Macs.
A actualização pode ser feita de forma manual, com recuso ao site do MacKeeper ou através da ferramenta de actualização do próprio MacKeeper.