Todos os que fazem gestão de servidores Linux conhecem bem das vantagens de usar o acesso por SSH a essas máquinas. Para além de permitir acesso remoto a esses servidores, é dos mais seguros que podem encontrar, o que nos dá garantias adicionais.
Se no Windows temos de ter instalada uma aplicação para podermos usar o SSH para acesso remoto a esses servidores, no Linux e no OS X esse acesso é nativo e acompanha o sistema operativo.
Mas quando temos muitas máquinas a gerir, o acesso a elas pode tornar-se caótico se não tivermos uma ferramenta para nos ajudar. É aqui que entra em acção o Shuttle, um simples gestor de sessões SSH para o OS X.
O Shuttle é uma pequena aplicação que permite que criem atalhos na forma de menu para as vossas ligações SSH. Fica residente na barra de menus do OS X e dá-vos acesso directo a janelas de terminal com o comando de SSH lançado.
Ao terem esses atalhos arrumados e com um acesso facilitado, conseguem fazer uma gestão mais simples dos acessos aos vossos servidores e assim não terem de os manter arrumados num qualquer ficheiro de texto.
De notar que o Shuttle não guarda password ou chaves RSA/DSA e nem faz a autenticação automática. Apenas cria sessões com base nos comandos que definirem no momento da configuração.
Uma vantagem que o Shuttle tem é que pode criar a lista de servidores com base no lista de acessos que já fizeram, recorrendo aos ficheiros do SSH.
Uma das melhorias que o Shuttle terá de ter em breve é a forma de criar as entradas dos servidores. Não existe uma interface utilizável, tendo os utilizadores de recorrer à edição de um ficheiro para construírem os seus menus.
Mesmo assim esta construção está simplificada e as entradas de texto são muito simples.
Para além das ligações para os servidores podem ainda escolher qual o terminal a ser usado.
Um problema que tive inicialmente foi conseguir criar o ficheiro de entradas. Para o contornarem devem criar o ficheiro ~/.shuttle.json (criem-no com qualquer editor de texto) e coloquem lá dentro o conteúdo de um ficheiro de exemplo, que pode ser encontrado aqui.
Depois destes passos vão já conseguir configurar o Shuttle sem problemas.
O Shuttle não é uma aplicação completa de gestão de ligações SSH e muito menos uma solução para controlo e gestão de acessos. É sim uma pequena aplicação para terem, na forma de menus estruturados, o acesso rápido e facilitado aos vossos servidores.
Evitam ter de ter essa informação arrumada em ficheiros de texto ou na cabeça e passam a tê-la sempre disponível na barra de menus do OS X.