Pplware

O Shazam para macOS nunca desliga o microfone

O conceito que levou à criação do Shazam é diferente do que é normal vermos. A possibilidade de, com um simples toque, reconhecer a música que estamos a ouvir levou a que muitos conhecessem novos artistas e novas músicas.

Presente em muitas plataformas, já bem longe de apenas suportar os dispositivos móveis, tem na versão para Mac a mais recente oferta. Mas esta versão tem um problema. Mesmo depois de terminar uma gravação, o microfone não é desligado, continuando activo e a escutar o que se passa à sua volta.

Desde que foi lançada esta versão que surgiram vários comentários contra o facto de a aplicação estar sempre a ouvir o meio ambiente enquanto a aplicação estivesse aberta. Embora exista a possibilidade de desligar este comportamento, garantindo que o Shazam não escuta mais do que deve, do que se sabe agora este comportamento não é real.

O investigador de segurança Patrick Wardle anunciou esta semana que descobriu uma falha no Shazam e que este continua a ouvir mesmo depois de lhe ser dada indicação para não o fazer.

Mas mesmo esta sendo uma situação perigosa e que ninguém esperava que acontecesse, sabe-se também que acaba por ser uma situação inócua, uma vez que não está a ser recolhida qualquer informação, não existe qualquer processamento ou sequer o áudio é enviado para o Shazam. Apenas o microfone fica ligado a aguardar que o utilizador necessite dele.

A defesa do Shazam

Confrontado com esta situação, o Shazam já veio a público defender-se. A decisão de manter o microfone ligado serve apenas para o ter pronto a usar no instante que os utilizadores necessitarem, evitando este de ser acordado. É uma decisão que foi apenas tomada no MacOS e que não existe em qualquer outra versão.

Mas mesmo que a informação fosse parar às mãos de um atacante, não haveria muito a fazer com ela. O Shazam não recolhe o áudio na sua totalidade, fazendo uma amostragem aleatória, apenas para recolher o que necessita.

Esta é uma situação que não é normal no MacOS, mas que a Shazam irá resolver em breve numa nova actualização, onde vai desligar completamente o microfone sempre que o utilizador indicar que pretende que este deixe de ouvir.

Exit mobile version