Pplware

Santa: A Google vai proteger o OSX contra o malware

A Google tem sido muito selectiva nas plataformas para onde desenvolve as suas aplicações. Com excepção do Chrome, apenas no OSX, no iOS e no Android tem aplicações disponíveis, o que mostra bem das suas preferências.

Mas as áreas de actuação da gigante das pesquisas têm estado a mudar e surge agora a sua primeira proposta de segurança para o OSX. O Santa quer proteger os utilizadores do OSX contra o malware e pode ser já testado.

Este novo produto da Google está ainda em fase de criação, mas pode ser já encontrado no GitHub, onde os potenciais utilizadores podem acompanhar os seus desenvolvimentos.

Segundo a sua descrição, não pretende ser um anti-vírus, mas sim um monitorizador de processos, que irá identificar os que são potencialmente perigosos e que podem colocar em risco os utilizadores e os seus dados. Desta forma conseguirá manter o malware fora do OSX.

Esta extensão do kernel irá decidir sobre a possibilidade de execução de binários em função de listas de aplicações autorizadas/negadas e alertar os utilizadores sempre que uma delas não for autorizada a correr.

O Santa não terá qualquer interface, para além da que alerta os utilizadores para os processos que foram bloqueados e tem ainda um comando que será usado no Terminal e que permitirá sincronizar as listas de processos autorizados com um servidor central.

Este é um produto que ainda está longe da sua versão final mas a Google fez questão de o tornar público para que possa ir sendo testado por todos os que tiverem interesse nele.

É mais uma abordagem da gigante das pesquisas no mercado da segurança, uma área que desperta cada vez mais interesse e que assume importância elevada.

Santa

Exit mobile version