É verdade que o macOS é um dos sistemas operativos mais estáveis do seu segmento. No entanto, nem tudo é perfeito e, às vezes, há aplicações que teimam em “empancar” o sistema.
Hoje ensinamos como podem forçar facilmente o fecho de aplicações no macOS.
O macOS é um sistema que funciona quase às “mil maravilhas”. É rápido, é estável e não encrava. No entanto, se alguma app decidir encravar o sistema, o macOS tem também várias apps para “matar” o processo.
Como matar um processo de uma app no macOS?
Uma das funcionalidades mais usadas para este tipo de situações é o “Forçar Saída”. Para aceder a esta funcionalidade, basta que use o atalho de teclas Command–Option–Escape.
Depois basta escolher a app e carregar no botão Forçar saída.
Monitor de Atividade
Outra das possibilidades é através do Monitor de Atividade que além de oferecer informação detalhadas dos processos, permite também que encerrar processos do sistema. Para usar esta ferramenta basta que carregue em Command + Espaço e escreva Monitor de Atividade.
Depois é só escolher o processo e carregar no botão Parar.
Matar processos via terminal
Através do terminal do macOS também é possível “matar” processos. Para isso deve usar o comando ps -ax, para ver o número de processo que pretende terminar e em seguida usar o comando kill.
Para quem vem do Windows, é normal que quando uma app bloqueia se lembrem de imediato do CTRL + ALT + DEL. Esse conjunto de teclas não existe no macOS, mas podem sempre usar as dicas que deixamos em cima.