As redes Wi-Fi públicas representam sérios problemas de segurança para os utilizadores. Apesar de serem gratuitas, podem ser pontos para roubo de dados ou de informações pessoais.
Se a maioria dos sistemas se liga sozinho a essas redes, existe forma de controlar esse comportamento. No macOS basta um simples comando e essas redes vão ser esquecidas. Veja como o pode fazer.
Se muitas vezes nos são úteis as redes Wi-Fi públicas, principalmente por serem gratuitas e sem qualquer controlo de acesso, a verdade é que ficamos expostos e sem saber quem está a escutar e a tentar roubar dados que circulam nessas redes.
No caso do macOS, a forma mais simples de ignorar essas redes e de as esquecer para sempre, passa por um simples comando no Terminal. Desta forma garantem que apenas se ligam a essas redes quando realmente querem.
Como ignorar uma rede Wi-Fi pública no macOS
A forma mais simples é mesmo recorrendo a um simples comando, que deve ser executado no Terminal do macOS. Com este vão eliminar essa rede e impedir que o vosso Mac se ligue a ela, muitas vezes sem darem por isso.
O comando que apresentamos abaixo é a única coisa que precisam para eliminar essa rede. Executem numa janela de terminal e de imediato essa rede desaparece.
networksetup -removepreferredwirelessnetwork en0 SSID
Tenham em atenção que devem alterar um dos parâmetros apresentados. O campo SSID é o nome da rede que querem esquecer ou remover.
No comando apresentado devem colocar o nome apresentado na rede. Para o SSID Rede Wi-Fi Publica esse comando seria:
networksetup -removepreferredwirelessnetwork en0 'Rede WI-FI Publica'
Desse momento em diante o macOS não voltará a ligar-se automaticamente e apenas quando o utilizador pretender essa ligação acontecerá. Nesse caso deverá depois repetir este passo, para garantir novamente a sua segurança e dos seus dados.