A existência de redes de computadores pressupõe que exista endereçamento ip associado a cada máquina e, na maioria dos casos, um endereço de saída para a Internet. Os IPs dentro da rede são os bem conhecidos ip’s privados e para sair da rede usamos um ip público.
Como utilizadores dessas redes apenas temos conhecimento do endereço privado que nos foi atribuído, mas por vezes temos de ter acesso ao endereço de saída, o que nem sempre é fácil.
Com o IP Broadcaster passamos a ter essa informação sempre presente na barra de menus do OS X, à distância de um olhar.
O IP Broadcaster é uma pequena e simples aplicação que nos dá informação sobre os endereços ip da nossa rede, nomeadamente o que está atribuído ao nosso computador e também o que é usado para sair para a Internet.
Fica alojada na barra de menus do OS X e pode ser consultado a qualquer momento, para vos ajudar a obter essa informação sempre que dela precisarem.
O IP Broadcaster só vos dá a informação relativa a um dos endereços IP na zona da barra de menus, mas se expandirem a aplicação, será mostrado um novo menu que vos dá a restante informação associada às outras interfaces presentes na vossa máquina.
Para além de poderem consultar essa informação, nesse menu podem também alterar qual a interface que é mostrada por omissão e aquela que vos será apresentada na barra de menus.
Podem também aí refrescar as informações referentes a cada interface e assim ter sempre a informação mais actualizada. Podem também aí aceder às opções do IP Broadcaster ou sair da aplicação.
As opções disponíveis para o IP Broadcaster são apenas 4. Na primeira podem definir qual a interface a ser mostrada por omissão e qual o tempo de actualização da informação na barra de menus do OSX.
As duas seguintes são apenas referentes à apresentação do endereço IP completo e se pretendemos que o IP Broadcaster seja iniciado no arranque do sistema operativo.
Esta muito pequena aplicação permite terem acesso a informações que estão disponíveis no OS X, mas que precisam de procurar para lhe aceder.
Ao terem os endereços IP’s à vista facilita sempre que precisarem dessa informação. Estará sempre ali, para quando precisarem dela, seja qual for a interface que precisarem de controlar.