A chegada da nova Apple TV trouxe para as nossas salas um hardware renovado com muitas mais capacidades. Mas agora que a temos à mão, porque não tirar dela ainda mais partido e usá-la para outras funções?
Com esta aplicação, o SiriMote, podemos fazê-lo usando o novo comando da Apple TV para controlar o nosso Mac!
Para além de todo o novo hardware que a Apple colocou na Apple TV, o seu comando foi também refeito de raiz e tem agora duas funcionalidades de peso. Falamos da Siri e do touchpad.
Havendo uma proximidade tão grande entre este hardware e o que está nos Mac, tendo inclusive a capacidade de comunicarem entre si, foi natural que alguém criasse uma forma simples de usar o comando da Apple TV para controlar os computadores Mac.
A proposta vem na forma de uma aplicação, simples de configurar e que depois deixa de estar visível, sendo omnipresente e estando sempre acessível.
Com o SiriMote os utilizadores não poder controlar as funções mais básicas do OSX. Está preparado para lidar com um conjunto de aplicações bem definidas, sendo as principais de sistema, com o iTunes, o QuickTime Player ou até funções de sistema, como o aumentar ou diminuir o volume. À parte destas podemos ainda controlar a app Keynote ou o VLC Player.
Para se poder usar o SiriMote devem ter acesso a um Mac com o OSX El Capitan 10.11 instalado e que tenha Bluetooth 4.0. Depois só precisam de emparelhar o comando com o Mac e seguir as instruções que a aplicação vos apresenta.
Também para ajudar os utilizadores, o SiriMote apresenta instruções precisas, mostrando o que cada uma das teclas do comando da Apple TV pode realizar.
Para além de poderem controlar o volume do Mac, podem também avançar/recuar para a próxima música, colocar em leitura ou pausa e, claro, chamar a aplicação SiriMote.
Infelizmente ainda não é possível usar a Siri, mas isso é uma limitação do próprio OSX, que ainda não tem acesso à assistente virtual da Apple. Caso algum dia chegue, é provável que o SiriMote se adapte para fazer também uso desta funcionalidade.
Esta é uma forma simples e diferente de conseguirem controlar o vosso Mac à distância e fazerem também uso do novo comando que a Apple TV traz, fora do seu contexto directo e tradicional.