O Android baseia-se numa filosofia de acesso ao código e, apesar de ser desenvolvido pela Google, permite que outros o adaptem e criem versões mais ou menos alternativas, sempre adaptadas a outras necessidades.
A CyanogenMod tem a sua génese nessa alteração e a sua comunidade dedica-se a alterar ROM’s, adaptando-as a equipamentos que não são suportados ou adicionando-lhe funcionalidades.
Se o processo de instalação era até à pouco tempo limitado a alguns utilizadores mais conhecedores, veio democratizar-se com o surgimento de uma aplicação que trata do processo de forma automática. Depois do Windows, surge agora a mesma versão, mas para OS X.
Para quem não conhece, o projecto CyanogenMod é considerado a ROM mais famosa do mundo (que pode substituir a ROM que vem do fabricante) e conta com cerca de 7.5 milhões de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources). As estatísticas referentes ao número de instalações desta ROM podem ser consultadas aqui.
Ao longo dos tempos, o CyanogenMod tem vindo a ganhar novos recursos que facilitam a sua instalação em dispositivos Android.
Depois de ter estado disponível na Play Store como uma aplicação de suporte a esta mudança, a Google acabou por retirá-la da sua loja de aplicações, estando por agora apenas disponível no site da CyanogenMod.
Mas o objectivo da CyanogenMod é simplificar e facilitar o processo de instalação destas ROM’s nos dispositivos, retirando aos utilizadores a necessidade de utilização de ferramentas externas e que nem todos controlam. Por isso têm estado a desenvolver aplicações para desktop para facilitarem esse processo.
Depois da versão para Windows, que tantos utilizadores já usaram, chegou agora a vez da chegada da versão Mac. A forma de utilização é em tudo idêntica e o processo similar.
Esta versão está ainda numa fase de desenvolvimento, mas já permite que seja feita a aplicação das ROM’s da Cyanogen de forma simples e rápida, sem a necessária intervenção dos utilizadores na sua quase totalidade.
A versão para OS X está em desenvolvimento , mas pode ser já usada por todos. Basta que a descarreguem e usem. Notem que o número de dispositivos para já suportado por esta ferramenta, em qualquer uma das suas versões, é ainda limitado. Podem consultar essa lista de equipamentos nesta página da Cyanogen.
Está assim aberta mais uma porta para a colocação de ROM’s alternativas, da Cyanogen, de uma forma simples e rápida. Com esta aplicação todo o processo é facilitado e optimizado, evitando a utilização de várias ferramentas e de processos menos claros.
Se quiserem saber mais sobre esta versão podem consultar a sua página do Google Plus.