A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os Data Centers, mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. Através de virtualização é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.
Para macOS existem várias plataformas, mas a maioria são pagas. Quem quiser virtualizar uma máquina no macOS (sem ter de pagar) a nossa sugestão vai para o VirtualBox.
Parallels Desktop, VMware Fusion, Veertu são algumas das plataformas que permitem criar máquinas virtuais no macOS. No entanto todas estas plataformas são pagas e há que arranjar alternativas gratuitas… a nossa sugestão vai para o VirtualBox.
VirtualBox
O VirtualBox é uma das plataformas gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização, onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas, mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de clonar máquinas virtuais.
Esta plataforma de virtualização é gratuita para todos os sistemas operativos e é, sem dúvida, uma das melhores plataformas de virtualização. Num próximo artigo vamos ensinar como podem virtualizar um sistema operativo dentro do MacOS usando o Virtualbox.
Conhecem outras plataformas de virtualização gratuitas para macOS?
Leia também…