Pplware

Dica: Como ter o áudio do Mac a tocar em 2 auscultadores ao mesmo tempo

O macOS é um sistema operativo que vem recheado de pequenas e importantes funcionalidades, muitas delas escondidas ou preparadas para serem usadas pelos utilizadores mais curiosos.

Ao longo do tempo estas vão sendo descobertas e postas à disposição de todos. Hoje trazemos uma que, apesar de não ser óbvia na sua utilização, é muito interessante. Vejam como podem ter o áudio do Mac a tocar em 2 auscultadores ao mesmo tempo.


Para a maioria dos utilizadores esta pode não ser uma dica de utilização imediata, mas se procurarem um pouco, depressa encontram formas de a usar.

Falamos, por exemplo, da visualização de um filme por 2 ou mais pessoas ou, simplesmente, quando querem ouvir a mesma música, sem estarem a incomodar os restantes.

Configurar o áudio para usar 2 auscultadores no macOS

Este processo passa pela criação de uma nova interface de áudio, algo que é feito na Configuração de Áudio MIDI. Esta app é encontrada na pasta das Aplicações, dentro dos Utilitários.

Aí dentro devem carregar no +, que se encontra na zona inferior. Ao abrir devem escolher a opção Criar dispositivo multi-saída.

Devem depois carregar nesse novo dispositivo criado e escolher a opção Usar este dispositivo para saída de som. É desta forma que o tornam como um dispositivo para ouvirem o áudio do macOS.

Ao definirem o dispositivo como de saída de áudio, ele passará a apresentar os elementos que estão presentes e que podem assumir essa função, devendo escolher os que querem usar. É claro que devem ter emparelhados os auscultadores Bluetooth e ligado os que quiserem usar pela porta áudio.

De seguida, e na saída integrada (porta áudio), devem escolher a opção Correção de distorção. Por fim, devem escolher qual o dispositivo que querem usar como principal.

A partir desse momento, esse novo dispositivo está pronto a ser usado no macOS, sempre que pretenderem usar mais do que uma saída de som. Este último passo deve ser repetido sempre que quiserem adicionar um dispositivo de saída de som.

Como ouvir o áudio em 2 auscultadores no Mac

Agora que o novo dispositivo multi-saída está criado e configurado, é extremamente simples de usar. Só precisam de ter os auscultadores ligados ao Mac, sejam eles Bluetooth ou de cabo, carregando depois no ícone do áudio da barre de menus do macOS.

Aí vão ver a presença do Dispositivo multi-saída, devendo este ser escolhido para que o som seja encaminhado para os dispositivos escolhidos. O passo final é mesmo apenas a colocação do áudio, seja ele música ou um filme.

Como podem ver, este é um processo simples, rápido e que dá aos utilizadores do macOS uma modularidade grande no que toca à configuração dos seus dispositivos, mesmo em situações que muitos poderiam considerar não serem simples ou até possíveis de atingir de forma nativa.

Uma ajuda para os problemas de Bluetooth no macOS

Exit mobile version