Foi na última WWDC que a Apple mostrou ao mundo o que tem estado a preparar no que toca ao seu sistema operativo para o desktop. O macOS Mojave é mais do que uma simples melhoria da versão anterior e isso vê-se no que tem de novo para oferecer.
Uma dessas novidades está no Dark Mode, que apesar de já ter surgido em versões anteriores do macOS, foi agora elevado a outro estatuto, estando muito mais integrado em todo o sistema. Vamos então conhecer o Dark Mode e como o podem usar.
Todos os sistemas operativos têm procurado adaptar-se aos utilizadores e procuram protegê-los sempre que podem. Para isso preparam as suas interfaces para as situações de melhor luminosidade com os bem conhecidos Dark Mode.
Este modo permite escurecer a interface, diminuindo o brilho que é passado aos olhos dos utilizadores e sendo por isso mais agradável e menos cansativo de usar. Veja como no macOS Mojave esta interface está facilmente acessível.
Ativar o Dark Mode no macOS Mojave
Para ativarem o Dark Mode no macOS Mojave apenas precisam de alguns cliques, sendo por isso fácil de ativar. Devem abrir o menu do macOS e escolher a opção Preferências do Sistema.
Se preferirem podem aceder às Preferências do Sistema diretamente da lista de apps instaladas e escolhendo-a.
Dentro das Preferências do Sistema podem encontrar as muitas opções do macOS e a que procuram é Geral.
Todas as opções aqui apresentadas permitem configurar a interface do macOS e outras opções associadas à interface do sistema operativo da Apple.
A definição que procuram para ativar o Dark Mode está na Apresentação, devendo ser escolhida a opção Tons escuros.
De imediato toda a interface do macOS fica em tons escuros, não sendo apenas a barra de menus, mas também as próprias apps do sistema operativo e até algumas externas.
Com o tempo, e com a chegada do macOS Mojave em setembro, muitas mais apps vão adotar esta nova funcionalidade e adotar também uma interface em tons escuros.
Todos os utilizadores que estiverem já a testar o macOS Mojave, que atingiu agora a segunda versão beta pública, podem testar já esta novidade.
Ativar o Wallpaper Dinâmico
Claro que a Apple quis elevar esta sua adaptação do macOS a outro nível e por isso apresentou também na WWDC um wallpaper especial e que se adapta à hora do dia e, por consequência, ao brilho do ecrã. Falamos do Wallpaper Dinâmico.
Para usar este wallpaper devem chamar as Preferências do Sistema e escolher a opção Secretária e Proteção de Ecrã.
Aqui vão encontrar todas as imagens que têm disponíveis para colocar no fundo do ecrã, estando entre elas a chamada Mojave (Dynamic).
É esta que devem escolher para que tenham a imagem do ecrã a adaptar-se às horas do dia e à luminosidade que existe, estando assim adaptada às necessidades do utilizador.
O macOS Mojave está ainda a ser desenvolvido e a aprimorar todas as novidades que foram mostradas na WWDC deste ano e que os utilizadores querem usar.
Em setembro esta nova versão do macOS deverá chegar aos computadores da Apple e será novamente o momento de descobrir o que a Apple preparou para fazer evoluir o seu sistema operativo.