Pplware

Alerta: Bug do APFS pode levar a perda de dados no macOS

O APFS, o novo sistema de ficheiros da Apple, chegou no ano passado com a versão High Sierra do macOS. Este é um sistema de ficheiros completamente redesenhado e preparado para ser mais rápido e mais eficiente.

Até agora as provas dadas mostraram a fiabilidade do APFS, mas uma revelação feita mostrou que afinal o APFS tem uma falha e que pode levar à perda de dados.


O APFS foi criado para ser um sistema reativo, criado para realizar tarefas frequentes, de forma instantânea, como por exemplo duplicar um ficheiro e calcular o tamanho do conteúdo de uma pasta.

Este novo sistema de ficheiros garante a máxima proteção da informação, uma vez que traz encriptação integrada, proteção contra bloqueios e cópia de segurança de dados simplificada.

A falha descoberta no APFS

O problema do APFS foi revelado por Mike Bombich, o criador do Carbon Copy Cloner, uma das aplicações mais conhecidas no universo macOS para a realização de backup para macOS, que detalhou como descobriu a falha e quais os danos que podem ocorrer.

Mike Bombich explicou que a falha foi descoberta quando desenvolvia a sua aplicação e que afeta apenas unidades formatadas com o novo sistema de ficheiros da Apple. Esta surge nas imagens de disco “esparsas” (sparse disk images), que são volumes virtuais do macOS, criados para tratar backups e a instalação de aplicações, mas que o SO da Apple trata como se fossem discos externos.

O problema do APFS no macOS High Sierra

O erro é simples de ser provocado e manifesta-se da seguinte forma:

É um problema que pode afetar muitos utilizadores?

Tendo o APFS sido aplicado com a instalação do macOS High Sierra, este problema deverá estar em todas as máquinas com esta versão do sistema operativo da Apple. No entanto, e como Mike Bombich revela, esta falha não afeta os normais volumes APFS, como discos SSD de arranque e outros, não devendo ter impacto na maioria dos utilizadores.

O problema está mesmo nos discos normalmente usados para cópias de segurança, acessíveis por rede, e onde os utilizadores depositam os seus dados. O criador do Carbon Copy Cloner alertou que a sua aplicação deixará de suportar estas imagens de disco “esparsas” formatadas para APFS até que a Apple resolva este problema.

Exit mobile version