O APFS, o novo sistema de ficheiros da Apple, chegou no ano passado com a versão High Sierra do macOS. Este é um sistema de ficheiros completamente redesenhado e preparado para ser mais rápido e mais eficiente.
Até agora as provas dadas mostraram a fiabilidade do APFS, mas uma revelação feita mostrou que afinal o APFS tem uma falha e que pode levar à perda de dados.
O APFS foi criado para ser um sistema reativo, criado para realizar tarefas frequentes, de forma instantânea, como por exemplo duplicar um ficheiro e calcular o tamanho do conteúdo de uma pasta.
Este novo sistema de ficheiros garante a máxima proteção da informação, uma vez que traz encriptação integrada, proteção contra bloqueios e cópia de segurança de dados simplificada.
A falha descoberta no APFS
O problema do APFS foi revelado por Mike Bombich, o criador do Carbon Copy Cloner, uma das aplicações mais conhecidas no universo macOS para a realização de backup para macOS, que detalhou como descobriu a falha e quais os danos que podem ocorrer.
Mike Bombich explicou que a falha foi descoberta quando desenvolvia a sua aplicação e que afeta apenas unidades formatadas com o novo sistema de ficheiros da Apple. Esta surge nas imagens de disco “esparsas” (sparse disk images), que são volumes virtuais do macOS, criados para tratar backups e a instalação de aplicações, mas que o SO da Apple trata como se fossem discos externos.
O problema do APFS no macOS High Sierra
O erro é simples de ser provocado e manifesta-se da seguinte forma:
- Um utilizador cria uma imagem de disco esparsa de 50 GB formatada em APFS, que armazena os seus dados numa partilha de rede de 50 GB;
- O utilizador copia dados para a partilha de rede, utilizando 40 GB de espaço;
- O arquivo de imagem de disco APFS não é actualizado, e continua a mostrar 50 GB de espaço livre;
- O utilizador tenta copiar um ficheiro de 20 GB para a imagem de disco;
- A operação de cópia decorre como planeado. O utilizador continua a poder aceder e abrir o ficheiro depois da operação de cópia, e o checksum é idêntico ao arquivo original;
- O utilizador reinicia o computador;
- O ficheiro copiado fica corrompido, já que 10 GB de dados desaparecem.
É um problema que pode afetar muitos utilizadores?
Tendo o APFS sido aplicado com a instalação do macOS High Sierra, este problema deverá estar em todas as máquinas com esta versão do sistema operativo da Apple. No entanto, e como Mike Bombich revela, esta falha não afeta os normais volumes APFS, como discos SSD de arranque e outros, não devendo ter impacto na maioria dos utilizadores.
O problema está mesmo nos discos normalmente usados para cópias de segurança, acessíveis por rede, e onde os utilizadores depositam os seus dados. O criador do Carbon Copy Cloner alertou que a sua aplicação deixará de suportar estas imagens de disco “esparsas” formatadas para APFS até que a Apple resolva este problema.