A ideia é mostrar como o podemos fazer sem recorrer a nenhuma aplicação de terceiros, bastando para isso conhecermos um pouco mais do mundo Mac OS X que é vasto mas muito desconhecido.
Como é um sistema imensamente completo, permite que as suas ferramentas tenham funções que auxiliem o utilizador a parametrizar o comportamento do SO conforme o utilizador necessidade.
Existe uma série de aplicações que podem ajudar na limpeza e na organização do nosso Mac, alias já falámos em várias, lembram-se do Clean e do Desktoday?
Pos bem, hoje vamos “parametrizar” uma acção: vamos decidir e automatizar o local para onde vamos enviar os ficheiros compactados depois de os termos descompactado e vamos decidir para onde vai o conteúdo desses ficheiros, tudo através das preferências da ferramenta Descompactar que é nativa no Mac OS X.
Vamos abrir então o Utilitário de Compressão. Este encontra-se no seguinte caminho: System/Library/CoreServices. Use o Finder para o encontrar, esta pasta não está escondida, poderá encontrá-la facilmente. Agora corra a ferramenta Utilitário de Compressão. De seguida vá à Barra de Menus > Utilitário de Compressão > Preferências e encontrará a seguinte janela de opções.
Esta janela de preferências tem várias funções que dizem respeito tanto ao ficheiro compactado como ao conteúdo que deu origem ao arquivo ou ao resultado depois de descompactar um arquivo.
Poderá descompactar ou compactar e deixar o arquivo no disco, onde foi descarregado ou criado, pode mover o arquivo para o lixo, simplesmente desaparecer com ele, apagando definitivamente ou, por último, escolher uma pasta específica para o deixar.
Existem depois mais opções que poderá parametrizar para lhe facilitar a vida. Este é mais um exemplo do que as ferramentas nativas do Mac OS X permitem… desde que as conheçamos, claro! Bom proveito.