Pplware

Mac OS X – Remover ou Adicionar Serviços do Menu de Contexto

Quando abrimos o Mac pela primeira vez e fazemos as instalações iniciais, tudo parece “limpo” e organizado. Embora no Mac OS X as instalações sejam mais organizadas e não coloquem tanto “lixo” espalhado pelo computador, principalmente crapware e outro material promocional que vem predefinido, com o tempo os menus de contexto, por exemplo, vão ficando com algumas funções que podemos não gostar.

Este manu traz uma série de comandos predefinidos, como Abrir, copiar, colar, etc… mas depois aparecem muitos mais que podemos retirar ou, também é uma possibilidade, podemos adicionar.

Vamos fazer um guia rápido, simples, para mostrar como se pode activar ou desactivar esses serviços no Menu de Contexto.

Comece por usar o menu de contexto um pouco e em vários cenários, sobre imagens, sobre texto, para realmente ter a noção do que tem lá “plantado”. Abra o Safari e clique sobre o texto e sobre as imagens para perceber se o que lá tem é ou não útil.

Tem em atenção que esse menu está dividido em várias partes, sendo que no final estão lá Serviços que fazem parte de aplicações de terceiros. Hoje vamos falar apenas nos serviços de sistema, mas podemos também identificar os restantes, para mais tarde tratar deles.

Avaliar o que é desnecessário no menu de contexto

Para desligar esses itens do Menu de Contexto, vamos a Preferências do Sistema e dentro procuramos Teclado. De seguida escolhemos o separador Atalhos de teclado. Aqui vamos poder encontrar várias formas de chegar a locais e serviços de forma rápida, no nosso Mac, incluindo criar atalhos para aplicações, mas disso já falamos a seguir. Agora veja o que está activo e, para desligar, basta clicar no “visto” nesses pequenos quadrados azuis.

Menu de Serviços da Janela Teclado

Mas, para não dar o tempo como pouco valorizado, já que cá está veja os serviços nativos activos e, os que mais usa, com o botão direito do rato, coloque um atalho, para um acesso muito mais rápido. Para isso basta clicar na frente do serviço e fazer no teclado a combinação de teclas. Simples!

Adicione atalhos aos serviços

Este tipo de guia permite que possa usar muito mais o teclado e, acima de tudo, que possa retirar ou adicionar serviços ao Menu de Contexto. Duas formas mais rápidas de ter funcionalidades para cada tipo de trabalho que está a realizar. Pode parecer simples demais, mas quando se habituar a este nível de personalização, depois tudo é mais fluído.

Exit mobile version