Pplware

Mac OS X – Esconder Ficheiros e Pastas do Spotlight

Esta dica é muito interessante porque pode realmente ser necessário e no Mac, ou se sabe como fazer ou é apanhado em “contra-mão”.

O Spotlight é uma ferramenta poderosa, que indexa tudo o que existe no disco do seu Mac. Depois, em segundos mostra o que procura, onde está e mais uma vasta informação associada, em detalhe. É uma ferramenta brutal! Mas, e se pretender “esconder algo no seu Mac OS X e que nem mesmo o Spotlight mostre?

Ora, aqui temos um problema. No Windows é bem mais fácil de esconder pastas ou ficheiros, já no Mac OS X o problema tem de ser contornado, embora que, quem criou este SO tenha também pensado nisso, temos é de saber usar as ferramentas certas. É isso que hoje vamos mostrar.

Método noindex

O Mac OS X traz um recurso de indexação de ficheiros muito inteligente, sendo difícil de contornar o mesmo. Se pretendermos ocultar ou proteger os nossos ficheiros e não quisermos usar para essa tarefa uma ferramenta de terceiros ou mesmo uma ferramenta de disco nativa, como já mostramos aqui, que dá sempre mais trabalho a andar a cifrar e decifrar sempre que seja necessário usar os ficheiros, podemos usar uma opção embutida para marcar os ficheiros que pretendemos para estes não serem indexados.

O Spotlight indexa tudo o que existe no Mac

Quer se trate de um ficheiro ou pasta que pretendemos ocultar ou seja, que o Spotlight os ignore nas pesquisas, tudo o que precisamos de fazer é adicionar a extensão ‘noindex’ no final do nome do ficheiro ou da pasta.

A pesquisa ignora o noindex

Se, por exemplo, tivermos uma pasta com o nome Docs-banco2013, apenas temos de renomear a pasta para Docs-banco2013.noindex, e deixará de ser indexado pelo Spotlight. Faça o mesmo para um ficheiro, e este também será removido do índice.

Este método é o melhor porque, ao colocar os ficheiros dentro de uma pasta com extensão noindex este também não serão indexados. Ao contrario do método que provavelmente conhecem, que está a seguir e vem nas Preferências de Sistema.

Método Privacidade no Spotlight

Uma forma de evitar que o Spotlight mostre nas pesquisas alguma informação que não deseje mostrar é classificar a mesma como privada nas preferências do sistema, nas definições do Spotlight, barra de menus, Preferências de SistemaSpotlight e separador Privacidade.

Ele depois saberá interpretar esta sua ordem.Contudo, terá de colocar uma a uma, pois numa pasta ele mostrará sempre o seu conteúdo, se este não estiver também aqui catalogado.

Ferramenta de definições do Spotlight nas preferências

São duas formas simples de “ludibriar” o Spotlight. Mas pode sempre enveredar por outros caminhos, como já demos a conhecer, ao ponto de “construir um cofre” forte no seu sistema operativo instalando uma app para esse efeito. Em tempos chegamos a falar no Espionage, que já vai na sua versão 3 e está cada vez mais poderosos… e caro!

Estes são alguns métodos que deixamos como dica para ocultar ficheiros e pastas no seu Mac OS X, existem outros… mas estes são os mais simples. Use e abuse e, acima de tudo, proteja-se!

Exit mobile version