Esta dica é muito interessante porque pode realmente ser necessário e no Mac, ou se sabe como fazer ou é apanhado em “contra-mão”.
O Spotlight é uma ferramenta poderosa, que indexa tudo o que existe no disco do seu Mac. Depois, em segundos mostra o que procura, onde está e mais uma vasta informação associada, em detalhe. É uma ferramenta brutal! Mas, e se pretender “esconder algo no seu Mac OS X e que nem mesmo o Spotlight mostre?
Ora, aqui temos um problema. No Windows é bem mais fácil de esconder pastas ou ficheiros, já no Mac OS X o problema tem de ser contornado, embora que, quem criou este SO tenha também pensado nisso, temos é de saber usar as ferramentas certas. É isso que hoje vamos mostrar.
Método noindex
O Mac OS X traz um recurso de indexação de ficheiros muito inteligente, sendo difícil de contornar o mesmo. Se pretendermos ocultar ou proteger os nossos ficheiros e não quisermos usar para essa tarefa uma ferramenta de terceiros ou mesmo uma ferramenta de disco nativa, como já mostramos aqui, que dá sempre mais trabalho a andar a cifrar e decifrar sempre que seja necessário usar os ficheiros, podemos usar uma opção embutida para marcar os ficheiros que pretendemos para estes não serem indexados.
Quer se trate de um ficheiro ou pasta que pretendemos ocultar ou seja, que o Spotlight os ignore nas pesquisas, tudo o que precisamos de fazer é adicionar a extensão ‘noindex’ no final do nome do ficheiro ou da pasta.
Se, por exemplo, tivermos uma pasta com o nome Docs-banco2013, apenas temos de renomear a pasta para Docs-banco2013.noindex, e deixará de ser indexado pelo Spotlight. Faça o mesmo para um ficheiro, e este também será removido do índice.
Este método é o melhor porque, ao colocar os ficheiros dentro de uma pasta com extensão noindex este também não serão indexados. Ao contrario do método que provavelmente conhecem, que está a seguir e vem nas Preferências de Sistema.
Método Privacidade no Spotlight
Uma forma de evitar que o Spotlight mostre nas pesquisas alguma informação que não deseje mostrar é classificar a mesma como privada nas preferências do sistema, nas definições do Spotlight, barra de menus, Preferências de Sistema > Spotlight e separador Privacidade.
Ele depois saberá interpretar esta sua ordem.Contudo, terá de colocar uma a uma, pois numa pasta ele mostrará sempre o seu conteúdo, se este não estiver também aqui catalogado.
São duas formas simples de “ludibriar” o Spotlight. Mas pode sempre enveredar por outros caminhos, como já demos a conhecer, ao ponto de “construir um cofre” forte no seu sistema operativo instalando uma app para esse efeito. Em tempos chegamos a falar no Espionage, que já vai na sua versão 3 e está cada vez mais poderosos… e caro!
Estes são alguns métodos que deixamos como dica para ocultar ficheiros e pastas no seu Mac OS X, existem outros… mas estes são os mais simples. Use e abuse e, acima de tudo, proteja-se!