Pplware

Mac OS X – Barra de Menu em qualquer lugar com MenuPop

No mundo Mac o uso do teclado é uma necessidade. É uma grande vantagem em termos de velocidade de acção nas mais variadas funções com que possamos estar a trabalhar.

Não é que seja “obrigatório” ou que noutros sistemas não seja possível este tipo de combinação, entre o rato e o teclado, mas no Mac é uma “super necessidade” se queremos manter o workflow.

Então, podemos recorrer a alguns pequenos programas, de terceiros, para auxiliar o acesso aos items existentes na Barra de Menu. Deixo como exemplo e sugestão o MenuPop.

O MenuPop é uma pequena aplicação para Mac que permite aos utilizadores o acesso aos items existentes na Barra de Menu a partir da localização do cursor do rato. Esta acção permite um acesso instantâneo a esses items mesmo por cima de qualquer outra janela de aplicações.


Se estiver a navegar e precisar de ter acesso às definições do browser, então basta clicar na conjugação de teclas e o menu aparecerá junto ao cursor do rato. Esta ferramenta é excelente para aplicações onde os menus de execução estão na barra, deixa de ser necessário tirar os olhos do serviço e ir bater a barra de menus em cima das janelas.


A ferramenta traz uma combinação de teclas predefinida “⌥+Z” mas pode ser facilmente customizado este campo, colocando a combinação que entender. Além de permitir configurar este automatismo, a aplicação permite que sejam criados menus personalizados no MenuPop.


Depois de instalada, poderá ter acesso às preferências da aplicação, a partir do ícone que se colocou no topo, na barra de tarefas do Snow Leopard.


Na minha opinião é uma ferramenta muito interessante, sob o ponto de vista da usabilidade e da velocidade de intervenção a partir de items existentes na barra de menu. Além de ser mais rápido, permite uma facilidade maior para entender os sub-menus existentes. Experimentem e digam de vossa justiça.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: MenuPop 1.02 [1.6MB]
Homepage: Binary Bakery

Exit mobile version