Uma das coisas que notei bastante após ter mudado de uma máquina Windows para um Macbook foi o facto da máquina da Apple ser bastante silenciosa. Mesmo em dias de bastante calor, apesar da máquina aquecer ligeiramente, como é normal (muito até por culpa da Touch Bar), não se nota a presença das ventoinhas… mas elas estão lá.
Para quem quiser saber a temperatura dos vários componentes da máquina e as rotações por minuto das ventoinhas, então basta que instale a ferramenta Macs Fan Control.
O Mac tem sensores internos que respondem quando detetam uma alteração da temperatura dentro do computador, ligando as ventoinhas para proporcionar um fluxo de ar de arrefecimento aos componentes críticos. A temperatura ambiente, ou seja, a temperatura exterior do computador, também desempenha um papel importante na atuação das ventoinhas. As ventoinhas são ligadas mais cedo e giram mais rapidamente se a temperatura ambiente for elevada.
Para quem quiser saber a temperatura dos mais diversos componentes do Mac, então basta que instale a ferramenta Macs Fan Control. Esta ferramenta faz uso da informação dos sensores internos e oferece algumas funções das quais se destacam:
- Apresentação das temperaturas dos sensores espalhados pelo hardware
- Bateria
- CPU
- GPU
- Memória
- SSD
- Informação sobre a rotação das ventoinhas do sistema
- Possibilidade de definir valores personalizados para fazer disparar as ventoinhas
As definições do Macs Fan Control são também interessantes. Podem escolher o idioma a ser usado, se o Macs Fan Control deve ser executado no arranque do sistema e que informação pretendem que seja mostrada no ícone que o Macs Fan Control apresenta na barra de menus.
Para quem quiser ter o Mac sempre debaixo de olho ao nível da temperatura, então esta é uma app que deve instalar já de seguida. Caso tenham o Windows instalado em Boot Camp também podem fazer uso desta ferramenta.