Estes ficheiros e programas, sim, no Mac para desinstalar grande parte das aplicações, basta arrastar o ícone da aplicação para o lixo e esta será desinstalada, os ficheiros não “desaparecem” do disco. Embora sejam removidos dos seus locais nativos, continuarão a ocupar espaço em disco pois ainda não foram de todo assinalados pelo sistema operativo para que o local físico no disco rígido seja re-escrito e com isso fazer desaparecer o ficheiro que queremos apagar.
Ora, para darmos essa ordem temos de esvaziar o lixo. No Mac existe desde há muitas versões duas opções para essa acção: Esvaziar o Lixo e Esvaziar o Lixo de Forma Segura. Qual devo usar e qual é a diferença?
Por norma os utilizadores usam a que está disponível na lata do lixo que se posiciona da doca. Botão direito do rato na lata do lixo e temos a opção Esvaziar o Lixo. Para entendermos qual opção a ser usada vou explicar em traços largos qual é a diferença entre estes dois métodos de esvaziar o lixo.
Esvaziar o Lixo
Quando temos “lixo” comum, banal e sem informação sensível e privilegiada podemos simplesmente esvaziar o lixo. Esta forma de informar o sistema que pode escrever por cima dos cluster ocupados por esses ficheiros apagados, permite que com software de recuperação de dados, mesmo já com o lixo esvaziado, se possa recuperar e ter total acesso a esses dados, pois poderão ainda estar “invisíveis” ao sistema operativo (apenas assinalados como apagados e prontos a serem escritos por cima) mas ainda estão presentes intactos.
Claro que o sistema informa que o espaço livre no disco aumentou quando esvaziou o lixo desta forma, mas na verdade esses ficheiros ainda lá estão intactos. É, portanto, uma forma convencional e não segura para apagar esses ditos ficheiros. Esta acção é também mais rápida.
Esvaziar o Lixo de Forma Segura
O esvaziar de forma segura é mais lenta, no processo de apagar os ficheiros assinalados. Isto porque para serem apagados de forma segura, além do processo anterior, o sistema irá escrever de imediato por cima desses ficheiros assinalados alguns dados de forma aleatória e em várias passagens. Isto é, o sistema escreve algumas vezes por cima das posições de memória em causa, para que se torne impossível a recuperação dos dados apagados, tornando assim este método mais eficaz para apagar dados importantes e privados.
Se um dia vender o seu Mac e não quiser formatar a máquina, use este método para apagar tudo o que colocou no Lixo. Muitas pessoas não formatam o disco, apenas colocam todos os dados, mesmo os que estão em pastas de temporários, na lata do lixo.
Antes de escolher cada uma das opções, abra a janela do lixo e veja o que lá contém. Por vezes, numa pesquisa atenta, ainda conseguimos recuperar algo que afinal não deveria ser eliminado. Poderá usar os vários modos de visualização que a lata do lixo permite, esta não é mais que uma pasta e assim oferece essas funcionalidades que o ajudarão a visualizar tudo com mais pormenor.
No entanto, se pretender abrir um qualquer ficheiro, terá de o fazer fora, pois é uma função que não poderá fazer dentro desta pasta.
Dica: No menu de contexto quando se clica com o botão direito, se for pressionada a tecla cmd, a opção “Esvaziar Lixo”, muda para “Esvaziar Lixo de forma segura”.
Esta pequena explicação poderá abrir mais opções para o utilizador Mac. Muitas vezes recorremos ao mais simples, que é esvaziar directamente na lata do lixo, posicionada na doca. Mas, sabendo que na janela do Finder temos essa opção… provavelmente poderemos agora apagar a informação de forma permanente.