Noutro dia foi apresentada pelo Vitor M. o Droplt – uma excelente aplicação para Windows que permite simplificar a vida ao utilizador, “arrumando” os diversos tipos de ficheiros que para lá são largados, nas suas respectivas pastas.
Este pequeno tutorial que se segue, mostra como podemos fazer o mesmo no Mac, aproveitando as ferramentas nativas do sistema operativo – o Automator. Apesar de na maioria dos casos, criar uma aplicação com o Automator seja o processo mais indicado, neste caso vou usar as “Acções de pastas”, porque me pareceu o método que se aproximava mais do Droplt.
A primeira coisa a fazermos é criar uma pasta na Secretária. Neste caso vou lhe dar o nome de “Droplt”.
A seguir abrimos o Automator que se encontra na pasta “Aplicações”. Na primeira janela que nos é apresentada, escolhemos o modelo “Acção de pasta”.
Na janela seguinte, vamos escolher a pasta Droplt que criámos na Secretária.
Depois de seleccionada a pasta Droplt, vamos criar uma acção para obter os ficheiros que forem colocados dentro dessa pasta. No painel do lado esquerdo, na secção “Ficheiros e pastas”, arrastamos para o painel do lado direito a acção “Obter elementos do Finder especificados” e arrastamos a pasta Droplt para dentro dessa área.
Depois, arrastamos do painel esquerdo, a acção “Obter conteúdo da pasta” e seleccionamos a opção “Repetir para cada subpasta encontrada”.
A seguir arrastamos a acção “Filtrar elementos do Finder”. Dentro desta acção podemos filtrar os ficheiros através de várias regras que se encontram disponíveis (nome, tipo de ficheiro, datas, tamanho, etc.).
Neste caso vamos criar só uma regra, para qualquer tipo de ficheiro de imagem.
Para finalizar, arrastamos a acção “Mover elementos do Finder”, e seleccionamos a pasta “Imagens”. Temos a opção de querer substituir, ou não, ficheiros com o mesmo nome.
Salvamos o nosso trabalho, neste caso com o nome “Mover Imagens”, e já está a acção feita e associada à pasta “Droplt”. Neste momento, qualquer ficheiro de imagem que seja arrastado para a pasta Droplt, vai ser automaticamente movido para a pasta “Imagens”.
Podemos criar quantas acções quisermos, para a mesma pasta, da mesma forma que criámos esta, abrindo uma nova janela do Automator. Para este exemplo, criei mais uma acção, semelhante a esta, mas para ficheiros de música.
Se pretendermos ver e gerir as nossas acções, seleccionamos a opção “Configuração das acções de pasta”, no menu de contexto da nossa pasta Droplt, e é nos apresentada uma janela onde podemos adicionar mais acções que o OS X já traz de origem.
Neste caso, escolhemos “Cancelar” e ficamos com uma janela onde vemos no painel esquerdo todas as pastas do nosso sistema que têm acções associadas, e no painel direito as respectivas acções de cada pasta. Aqui podemos adicionar, remover, associar, desassociar, activar e desactivar acções e pastas.
Para quem gosta de ter a Secretária limpa, sem ícones, nem pastas, podemos guardar a nossa pasta Droplt, onde quisermos, e depois arrasta-la para a Dock, para a Secretária ou para a Barra de ferramentas do Finder, de forma a termos um ícone onde largamos os ficheiros.
Mas tenham atenção ao caminho que deram para a pasta, no Automator.
Este foi um pequeno exemplo onde apenas se movem ficheiros. No Automator, encontram cerca de 260 acções disponíveis, desde a simples manipulação de ficheiros, edição de imagens, aplicação de filtros, envio de emails, etc., até instruções para executar comandos do terminal, ou ainda AppleScript.
Podem também programar, para que uma acção seja executada a uma determinada data e hora através do iCal.
Existem também aplicações já prontas a usar no site da Apple.
Explorem esta fantástica ferramenta, pois garanto-vos que o tempo que perderem com o Automator, será bem recompensado no futuro.