Os últimos trimestres têm sido bastante lucrativos para a Apple, com apresentações de resultados muito elevados. Depois de ter previsões que apontavam para receitas recorde no último trimestre de 2017, os números chegaram e confirmam o previsto.
No último trimestre, a Apple registou uma receita de 88,3 mil milhões de dólares e um lucro líquido de 20,1 mil milhões de dólares, isto diluído por ação corresponde a 3,89 dólares.
A Apple anunciou hoje os resultados financeiros para o primeiro trimestre fiscal de 2018, o que corresponde ao quarto trimestre de 2017.
Em comparação com a receita de 78,4 mil milhões de dólares e com o lucro líquido trimestral de 17,9 mil milhões de dólares que a empresa registou no trimestre homólogo de 2016, os valores revelam que a empresa cresceu na sua faturação e receita. Estes números de receita e lucro por ação representam valores recordes para um trimestre da Apple.
A margem bruta para o trimestre foi de 38,4%, em comparação com 38,5% no trimestre do ano passado, com vendas internacionais a representar 65% da receita.
As vendas do iPhone
Com a chegada do iPhone X neste trimestre e com as vendas do período do Natal, era esperado que as vendas do iPhone subissem ainda mais. A verdade é que isso acabou por não acontecer e, pela primeira vez em anos, as vendas do iPhone decresceram.
Para este trimestre a Apple anunciou que vendeu 77,3 milhões de iPhones, o que representa uma descida de 1,3 pontos percentuais, quando comparado com os 78,4 milhões anunciados há 1 ano.
Importa referir que as receitas das vendas do iPhone cresceram 13% no acumulado anual, mesmo com a quebra nas vendas. Isto resulta do preço mais elevado de venda do iPhone X.
Os resultados do iPad e dos Mac
No campo dos tablets, as vendas do iPad cresceram, pelo terceiro trimestre consecutivo. Neste trimestre as vendas cresceram 1% face ao ano passado, estando agora nos 13,2 milhões de unidades.
Nos Macs os números invertem-se. As vendas foram de 5,1 milhões de unidades, o que mostra uma quebra de 5% face no acumulado ano a ano.
Os serviços, a grande fonte de rendimento da Apple
É no campo dos serviços que a Apple mais tem crescido. Neste trimestre o valor manteve-se alto, com as receitas a atingirem os 8,5 mil milhões de dólares.
Também nos “outros produtos” (que incluem o Apple Watch, AirPods, Beats e outros produtos) o crescimento aconteceu. As receitas cresceram 70% no acumulado ano a ano, atingindo 5,5 mil milhões de dólares.
Em resumo…
A Apple, pese algumas críticas que lhe são feitas, parece ter usado a sua vasta oferta para fazer crescer a faturação assim como o lucro. A empresa, em contramão com o que alguns analistas apresentaram como uma possível realidade, refere que o iPhone X tem vendido bem e que houve algum crescimento no segmento iPad.
Em queda parece estar o mercado dos Macs, mas os serviços ainda são uma grande valia para a empresa de Cupertino e isso revelou-se nos números apresentados.