Estamos em época de compras. O Natal, em abono da verdade, passou de uma festa religiosa para uma festa de consumo e, como tal, as lojas estão recheadas de desejo… os amigos do alheio estão à espreita.
Os dispositivos tecnológicos são uma tentação e não admira que imagens como as que vamos ver, sejam cada vez mais frequentes. Neste caso, 15 segundos bastaram para os larápios levarem milhares de euros em equipamentos Apple.
Dia 25 de Novembro, 17 horas e 40 minutos, rua cheia e a normal azáfama de uma grande metrópole. Três ladrões irrompem a Apple Store adentro e, com todas as mãos disponíveis, arrancam os dispositivos que as mesas de exposição carregam.
As imagens, que podem ver no vídeo em baixo, foram capturadas pelas câmaras de segurança da Apple Store na Marina District, um bairro localizado em San Francisco, Califórnia. Nelas, três ladrões aparecem a correr pela Apple Store, agarram vários produtos Apple, arrancam da mesa vários iPhones e relógios, e em 15 segundos desaparecem.
Esta mesma loja voltaria a ser assaltada apenas quatro dias mais tarde, no dia 29 de Novembro, às 18h20 no horário local. O modus operandi foi similar ao primeiro: quatro larápios encapuçados entraram na loja, agarraram em vários produtos da Apple e correram para fora da porta – tudo em menos de 15 segundos.
O Departamento de Polícia de São Francisco publicou as imagens de segurança de ambos os roubos na última sexta-feira, num esforço para conseguir encontrar os ladrões.