O novo iPhone 6s e o 6 s Plus foram apresentados esta semana. Para além de todo o novo hardware apresentado, surgiram na Keynote algumas funcionalidades novas muito interessantes.
O Live Photos foi uma dessas novidades, que todos julgam ser muito apelativa e com interesse para os utilizadores. Mas a verdade é que o Live Photos poderá ser uma dor de cabeça para muitos utilizadores, dado o espaço adicional que vai ocupar.
Com o Live Photos os utilizadores vão conseguir ter acesso directo a um pequeno vídeo, com alguns segundos, que lhes vai permitir ter de novo as mesmas experiência que foi tirar a fotografia.
Para além de ser possível usar nos novos iPhones, as imagens do Live Photos vão poder ser vistas em qualquer outro equipamento ou sistema Apple, incluindo o OSX El Capitan.
Este novo modo de captura de imagens usa uma técnica que o iPhone tem presente há já algumas versões anteriores do iOS e que passa por este estar constantemente a capturar imagens, facilitando o momento de criação de novas fotografias. Quando o botão de captura é carregado, todas as imagens capturadas antes são eliminadas dos buffers do iPhone e apenas a última é capturada.
Para criar as novas fotografias do Live Photos estas passam a ser também guardadas, bem como algum áudio, para que seja criado o efeito pretendido. Estas não são imagens com a total qualidade da nova câmara, o que consegue diminuir o tamanho final do ficheiro.
Mesmo com estas alterações e reduções de qualidade a verdade é que uma fotografia tirada no modo Live Photo vai ocupar do dobro de uma imagem normal capturada no iPhone.
Este pode ser um problema grande para os iPhones de 16GB, que ainda mais rapidamente vão ser o espaço livre diminuir, algo que a Apple não referiu quando apresentou o Live Photos no passado dia 09 de Setembro.
O modelo de 16GB é um dos que a maioria dos utilizadores prefere no momento da compra, por ser o mais barato. Com o Live Photos a produzir imagens com o dobro do tamanho, deixa assim de ser uma proposta tão aliciante.
O Live Photos, apresentado pela Apple como algo revolucionário, existe já há alguns anos e pode ser encontrado noutros equipamentos. A Samsung teve em alguns dos seus equipamentos a possibilidade de capturar fotografias que incluíam o som. Também a Nokia tinha a possibilidade de criar fotografias que guardavam um pequeno vídeo e também o áudio do momento.
No caso da Nokia esta possibilidade estava associada às aplicações e tinha a possibilidade de serem escolhidos pontos que seriam animados e quais permaneceriam estáticos.
A proposta da Apple com o Live Photos não tem estas capacidades, limitando-se a capturar a totalidade do vídeo e reproduzi-lo da mesma forma.