Existem ainda muitas funcionalidades que o Lion poderá arrecadar, vindas, quem sabe, do seu irmão mais novo o iOS 5.
Mas este sistema operativo herdou do seu antecessor uma particularidade que nem todo os utilizadores apreciam: é demasiado recatado e esconde muitas das mais básicas funções. Já em tempos apresentamos o Secrets, uma aplicação para “contornar e manipular” essas funções apresentadas com comportamentos nativos, hoje deixamos o Lion Secrets que vem no mesmo conceito.
Os utilizadores Mac, assim como os utilizadores Windows, podem alterar as funcionalidades e parâmetros das mesmas modificando alguns ficheiros, no entanto no Mac OS X muitas dessas funções terão se ser executadas recorrendo ao Terminal e nem todos têm o a vontade para o fazer sem que isso acarrete danos no sistema.
Lion Secrets é uma ferramenta para Mac que permite executar essas modificações mais facilmente. A app dá-lhe um interface easy-to-use onde, passo a passo e com informação, pode modificar os programas que estão no arranque do sistema, pode alterar as preferências do sistema, alertas e a aparência no MacOS X Lion.
Esta aplicação está dividida em duas partes. À esquerda, poderá ver todos os itens que o utilizador pode modificar e classificados por função.
O programa conta com seis categorias:
- Geral
- Dock
- Finder
- Safari
- Captura de ecrã
Quando selecciona uma categoria poderá aumentar a personalização recorrendo às opções listadas no menu, pode desligar animações, pode desligar ao ligar o zoom da doca, pode recolocar nos menus do Finder alguns itens entretanto desaparecidos nesta nova versão do Mac OS X… entre uma série de alterações e personalizações de caminhos e de acções mais especificas do comportamento das ferramentas do sistema operativo dentro de cada menu.
Depois das alterações clique Save Changes para as alterações serem integradas pelo sistema.
É uma aplicação simples mas que pode fazer sentido a quem pretende, de forma segura, personalizar o Mac OS X Lion.