Por vezes são aplicações mal estruturadas que provocam problemas de estabilidade e o sistema pura e simplesmente bloqueia, nesse caso e para não termos de o desligar de forma forçada no botão de energia, podemos, agora na nova versão do Mac OS X, activar uma função que reinicia o sistema operativo em caso de bloqueio do próprio sistema.
A função irá forçar o sistema a reiniciar e tudo o que tem aberto em utilização, recorrendo às novas funções do Lion, aparecerão no mesmo estado. Digamos que o sistema recorre a um conjunto optimizado de acções para defender ao máximo o utilizador.
Não irá ter esta necessidade muitas vezes, mas existem alguns cenários que podem configurar “crashes” do sistema operativo, principalmente qual se tratam de drivers obsoletos e aplicações que estão mal desenhadas.
Como podemos activar esta nova função no Lion?
Para começar vamos às Preferências do Sistema e de lá partimos para a função concreta. Para isso já sabem, barra de menus e Preferências do Sistema.
Agora que estamos dentro da preferências, vamos ao grupo do Hardware e escolhemos a opção Poupança de Energia.
Dentro das opções disponíveis na Poupança de Energia está uma função que vem desactivada de raiz. Essa função, a Reiniciar automaticamente se o computador bloquear, deverá ser activada e ficará com outra segurança em caso de “freeze” do SO.
Esta é uma das novas funcionalidades do Mac OS X 10.7, mas existem muitas outras que vamos dissecando paulatinamente, à medida que os utilizadores Mac, que não fizeram parte do milhão inicial que descarregou o Lion no dia de lançamento. Há muita coisa para falar, além das principais e badaladas novas funções.
São pequenas pérolas que podem parecer insignificantes, mas para o dia-a-dia, são de extrema utilizada e permitem uma melhor produtividade aos utilizadores.