Há dias fizemos um guia para ajudar a fazer o downgrade da versão iOS 8 beta para a versão oficial iOS 7.1.1. Um dos “problemas” do downgrade é que os conteúdos existentes no iPhone ou iPad são totalmente apagados. Só poderão ser repostos os backups quando feitos na mesma versão. Se tiver a iCloud disponível e activa, o sistema vai fazendo backups periódicos. Depois, quando fizer o downgrade ou noutra qualquer circunstância podem escolher uma data para fazer restauro, após downgrade.
Hoje vamos deixar uma dica simples para limpar a iCloud de backups velhos.
A Apple oferece 5GB gratuitos a todos os utilizadores que tenham um Apple ID. Muitas pessoas nem têm esse recurso activo, ou então têm mas sem noção que o sistema operativo do seu iPad, iPhone ou iPod Touch faz cópias regulares… até o espaço na nuvem estar cheio!!!
Vamos então verificar e limpar os backups antigos da nossa conta iCloud associada ao nosso Apple ID.
1º passo
Abra das Definições no seu iPhone/iPad e vá à opção iCloud
A nova versão do iOS 8 terá uma nova opção de “Família”, o que necessitará mais de uma atenção permanente ao espaço, contudo no iOS 7.1.1 vá à opção Armazenamento.
Obs.: Na versão iOS 7.1.1 este quadro do iCloud é ligeiramente diferente, mas a opção chama-se Armazenamento e cópia.
2º Passo
A ideia é fazer uma análise ao que está a ser copiado e guardado no iCloud. Começa por avaliar, na secção Armazenamento, o espaço Total e o espaço Disponível, isso só por si já diz muito. Vamos actuar. Clique na opção Gestão.
Como podem ver na imagem em cima, não está famoso o meu espaço… É necessário agir de forma a que o espaço disponível esteja sempre capaz de não comprometer os backup do sistema operativo dos iDevices e das suas necessidades conexas. Além disso, existem outras “dependências” deste espaço, são elas os ficheiros de apps sincronizadas entre iDevices do ecossistema Apple, as passwords e tantos outros dados que cada vez mais estão a usar a cloud como “ponte”, como hub.
Assim é necessário ser rigoroso e metódico com o que queremos aqui, se a intenção não for pagar para ter mais.
Obs.: Se quiser saber quando foi feita a cópia, clique em cada um dos backups e terá a data de cópia e o tamanho exacto de ocupação no iCloud.
3º Passo
Agora que já identificou o que está a mais, vá a cada um desses backups e clique no botão Apagar cópia.
Confirme que quer mesmo desactivar aquele backup e apagar o que lá está. Muitas vezes são cópias de dispositivos ou de aplicações que já não utiliza e estão a consumir espaço desnecessariamente.
É importante manter este espaço sempre em dia, pois se tiver sempre o seu backup feito, caso não exceda o espaço disponível e pode aqui também dizer o que quer mandar para a iCloud, quando for repor um dia uma cópia, é tudo muito mais fácil e rápido.
Deixo também, para leitura, a sugestão do Guia Completo sobre o iCloud Keychain, o Porta Chaves da Apple.
É uma pequena dica mas certamente que muita gente vai descobrir imenso material inútil e dar novo aproveitamento a um espaço gratuito que pode ser proveitoso.