Lightning é um conector desenvolvido pela Apple com o objectivo de substituir o seu antecessor, o conector Dock de 30 pinos, e que já será compatível com todos os dispositivos lançados depois do iPhone 5.
Com esta tecnologia, a Apple pretende que aconteçam algumas melhorias, nomeadamente no desenvolvimento de acessórios por parte de terceiro. Mas o que trará de inovador esta tecnologia?
Durante o ano passado, a Apple anunciou que iria disponibilizar especificações relativas ao conector Lightning a terceiros, especificando exactamente o que a empresa espera que aconteça com esta abertura.
São várias as possibilidades e é sobre elas que nos iremos debruçar:
Melhoria dos Acessórios
Segundo alguns fabricantes, a Apple está à espera que uma série de acessórios adoptem esta tecnologia, deixando assim o micro-USB para trás. E neste conjunto de acessórios a empresa pretende ver incluídos desde controladores de jogos, auriculares, colunas, docks, entre muitos outros acessórios possíveis.
Carregar Passthrough e Sincronização
Com esta tecnologia, a Apple irá permitir o carregamento e a sincronização de dispositivos iOS conectados a um acessório Lightning. Desta forma, o dispositivo iOS iria conectar através de uma ficha Lightning macho, enquanto a ficha Lightning fêmea iria ligar na parte inferior do acessório através do cabo, permitindo assim utilizar, por exemplo, uma dock de duas formas.
Desta forma, o utilizador poderia carregar o seu dispositivo e utilizar auriculares para ouvir música em simultâneo.
Uma Porta por Acessório
Outra condição imposta pela Apple através desta tecnologia é que os acessórios apenas podem incluir uma porta Lightning. Assim, a Apple pertende diminuir o consumo de bateria e também potenciais interferências, reduzindo assim o número de conexões em simultâneo.
Menos Cabos
Com o lançamento da tecnologia Lightning, a Apple pretende diminuir o número de cabos necessários para o utilizador, permitindo assim aos utilizadores carregar todos os seus dispositivos iOS com o mesmo cabo Lightning.
Carregamentos Mais Rápidos
Com o lançamento do Lightning a Apple afirma que os utilizadores irão beneficiar da capacidade de carregamento rápido, que, segundo a empresa, é bastante mais rápido do que com USB.
Tendo em conta este ponto, quem poderá beneficiar com esta rapidez serão os acessórios com baterias internas maiores, como o caso de controladores de jogos, auriculares e até mesmo colunas.
Futuro?
Actualmente esta tecnologia está disponível em quantidade de amostra para fins de desenvolvimento, o que significa que qualquer produto que esteja a ser desenvolvido terá de ser testado com as especificações finais da Apple antes de chegar ao mercado.
Apesar disso, a verdade é que ainda não foi lançado nenhum acessório que suporte esta nova tecnologia. Será que será lançado em breve?
Por Hugo Sousa para Pplware