Num evento que se neste momento a realizar na sede da Apple, a empresa deu a conhecer o Liam, um robô que foi desenvolvido com o objectivo de fazer a a “reciclagem” de iPhones.
O Meio Ambiente é o primeiro grande desafio a que a Apple se volta a comprometer, dois anos depois de ter assumido o compromisso de usar 100% de energia renovável.
Além de outras acções, a empresa criou um robô ao qual deu o nome de Liam e que na prática é responsável por fazer a desmontagem de iPhones.
Mas como funciona o Liam?
É interessante verificar que há uma estrutura montada para que cada iPhone se assuma como parte de uma plano de proteção do meio ambiente. Assim A empresa de Cupertino criou um robô que automaticamente faz uma scan aos iPhones antigos, analisa cada componente e ao desmontar o iPhone procede à separação de cada peça. Essa separação permite que sejam reutilizados os materiais no fabrico de outras partes.
Mas essas peças onde podem ser utilizadas?
Segundo a Apple, partes velhas dos iPhones são usadas no fabricos de painéis solares e outro hardware. Este processo torna o circuito de desmantelamento uma forma de reciclagem muito interessante. A Apple não especificou quantos robôs Liam tem em actividade, mas referiu que foi o próprio departamento de engenharia da empresa que o desenvolveu.
Foi desde há muitos anos uma aposta muito insistente por parte da Apple a sustentabilidade ambiental, mas cada vez há mais trunfos no que toca a amenizar a pegada deixada no planeta.