Pplware

Lembretes – Como os usar correctamente

Actualmente as pessoas já dão mais importância às agendas electrónicas e dispensam os apontamentos em papel. A tecnologia permite um sem número de possibilidades e os computadores, sincronizados com os smartphones e tablets, são sem dúvida uma mais valia no que toca à organização do dia-a-dia.

A Apple tem uma ferramenta muito interessante mas não muito utilizada, pelo menos não muito popular: os lembretes. Mas não é muito popular apenas porque as pessoas desconhecem o potencial desta ferramenta.

O Mac OS X traz nas aplicações nativas o Lembretes. Lá, o utilizador pode definir as tarefas por listas, dentro das listas pode definir as tais tarefas onde cada tarefa pode ter um intervalo de execução com notificações temporais e respectivo tempo para lembrar dessa tarefa. Além disso há a possibilidade de colocar mais informação relevante.

 

Gestão básica dos lembretes

Vamos simular alguns passos, em baixo, para mostrar como é simples usar esta aplicação. À esquerda na janela poderá ter todas as listas que queira criar. Pode dar os nomes que entender.

A coluna da esquerda vai conter as listas que poderá criar

As listas poderão ser acrescentadas no botão com o sinal +. E pode em qualquer altura clicar em cima do nome para o editar.

Agora, como o nome da lista criado, vamos criar tarefas dentro da lista. O processo é simples: ou clicamos com o rato em cima de cada linha e o sistema automaticamente considera uma nova tarefa ou usamos o sinal + que se encontra no canto superior direito.

 

Atributos de cada tarefa

Ao adicionarmos as tarefas estas podem ter datas específicas para serem executadas, podem ter pessoas associadas, podem ter locais exactos para tratarmos dessa tarefas e podem ter muitas outras notas relacionadas. É então que, como podem reparar à frente de cada tarefa, quando pairam o rato por cima, aparece um “i”. Ora, esse “i” leva-nos para as opções muito interessantes.

Introdução de dados para especificação da tarefa

Neste campo, o Lembrar-me, podemos definir uma data e uma hora para a tarefa ser executada, poderá ser definido um local, baseado numa localização.

Este local irá usar o GPS para quando o seu iPhone passar nesse local o iPhone dispare uma notificação com base nesta informação que está a colocar nos lembretes.

Esta notificação poderá surgir quando chegar ao local ou quando sair do local. É um sistema fantástico. Poderá ser utilizado por comerciais para os ajudar a lembrar de alguns assuntos ao passar por determinados clientes ou fornecedores. Isto porque a posição GPS será permanentemente referenciada pelo iPhone e um lembrete será disparado tanto no iPhone como no iPad.

Além da posição GPS do lembrete, podemos repetir este aviso todos os dias, todas as semanas, todos os 15 dias, todos os meses ou todos os anos, dependendo do tipo de tarefa que estamos a falar.

Depois há um campo de tecto: as notas. Estas notas são importantes para deixarmos informação relevante e associada.

 

Calendário e Menu de contexto

Há alguns menus que pode evocar na coluna esquerda da janela do Lembretes, entre esses menus está o calendário. Nesse calendário poderá definir as tarefas pelos dias que elas têm de ser realizadas. Também poderá ocultar essa coluna mostrando somente a área de tarefas.

Com o menu de contexto em cima das listas e tarefas pode apagar as mesmas

Depois há uns menus de contexto que, com o botão direito do rato, pode usar para apagar as listas e tarefas, além de outras opções, como abrir as listas em janelas separadas, desagregadas, assim pode ter todas as listas abertas ao mesmo tempo.

 

Outras opções dos Lembretes

Mas há mais, sim, é simples mas tem um grande potencial quando pensarmos na abrangência com a iCloud, iPod e iPhone. Tira proveito de diversas tecnologias e a aplicação permite ainda exportar ou importar dados. Para isso basta ir ao menu que está na parte superior e clicar em Ficheiro – Exportar. Depois, aparecerá no seu computador um ficheiro com o formato .ics. Para importar, o processo é o mesmo.

 

Em resumo…

Tudo isto é possível nesta ferramenta meio negligenciada no meio de tantas no OS X e mesmo no iOS. Quando der conta do seu potencial, não a vai largar mais, vai querer ter ali as suas listas de afazeres, as listas de compras, as listas de despesas, as listas de clientes devedores, recados para a esposa, compromissos com os filhos, apontamento temporais, a lista dos discos emprestados e dos DVDs que os seus amigos levaram e muito mais.

Use depois a pesquisa para o ajudar. E escusa de agradecer, nós estamos cá para isto mesmo, para o ajudar!

Exit mobile version