Pplware

Leap Motion – Unboxing e Análise

Por Dinis Vieira para o Pplware Desde os anos 80 que a interacção com computadores pessoais através do “rato” se tornou uma das formas mais comuns e práticas na maioria dos cenários de utilização, no entanto, mais recentemente uma grande parte dessa interacção está a ser substituída pelos ecrãs tácteis, seja nos nossos smartphones, tablets, portáteis ou mesmo quando vamos à loja do cidadão e necessitamos de uma senha para a fila de espera.

Apesar desta “recente” mudança existe já uma nova forma de interacção que se está a tonar muito promissora em vários cenários. A chamada interacção natural, através de gestos, ao estilo “Minority Report” sem necessidade de tocar ou segurar nenhum dispositivo. O Kinect é um excelente exemplo deste tipo de interacção e agora surge o Leap Motion (ja falado aqui) que pretende continuar esta revolução.

Leap
Unboxing

As versões provisórias do Leap estão a ser entregues numa caixa preta muito simples que só identifica a “Revision” atual, foi-me possível obter uma “Rev v.06.5” e ao fazer o unboxing da mesma encontrei: uma pequena carta dos fundadores, destinada à comunidade Leap Motion; um cabo micro usb 2.0; um sensor Leap Motion.

Unboxing Leap

Sensor Leap Motion O sensor em si tem uma interface usb 2.0 já preparada para usb 3.0 (esta é uma agradável surpresa visto que uma das limitações que este tipo de dispositivos por vezes tem é a velocidade com o próprio periférico ficar limitada ao usb 2.0).

O sensor é bastante leve, nas laterais é composto por alumínio (ou semelhante), a face de cima é de vidro (sendo esta que tem os sensores), na parte de trás tem uma cobertura de borracha claramente pensada para garantir mais aderência em superfícies inclinadas (por exemplo um portátil, onde de outra forma o sensor poderia deslizar).

Apresenta também um led de estado (verde para ligado e em estado normal e vermelho para quando o mesmo não está pronto a utilizar, por exemplo durante atualizações de firmware).

Design simples e discreto
Instalação SDK

Para utilizar o Leap Motion bastou-me fazer o download e instalação do SDK e ligar o sensor via porta usb, assim que o fiz o programa efetuou uma atualização do firmware do mesmo. Ao terminar fiquei com o dispositivo pronto a utilizar.

Durante os testes foi-me possível verificar que em ambientes com muita luz o sensor entra em “robust mode“, um modo que tem menos sensibilidade mas que permite na mesma a utilização nestes ambientes. Outra característica interessante é a de conseguir deteção de movimentos até aproximadamente 60cm do dispositivo em linha recta.

No SDK do Leap Motion está incluído um “visualizador” para testar o sensor, estão também incluídas algumas aplicações de exemplo.

Aplicações de teste incluídas:

Motion Visualizer
Suporte

O suporte do Leap Motion para Sistemas Operativos e linguagens de programação é agradavelmente surpreendente dispondo já de controladores e SDK para:

Do ponto de vista de compilers e runtimes já suporta:

A nível de documentação está muito completo, existem exemplos para as várias linguagens de programação, tutoriais sobre como criar os projectos, User Experience Guidelines e uma explicação bastante detalhada sobre como obter e utilizar os dados devolvidos pelo dispositivo.

Representação dos movimentos

Airspace O Leap Motion dispõe de uma “App Store” que estará disponível nos próximos meses e onde os programadores podem colocar as suas aplicações para o Leap. Essas aplicações podem ser grátis ou ser pagas (de 0.99 a 999.99 dólares).

Veja um pequeno vídeo do unboxing e demonstração

Conclusão

Este é um dispositivo que claramente pretende marcar uma fase na evolução da forma como interagimos com os computadores, a sua precisão e rapidez são fenomenais, isto tendo em conta que é um dispositivo pequeno, leve, relativamente barato ($79.99) e com um suporte já muito abrangente (a nível de sistemas operativos e linguagens de programação).

Por estes motivos não será de surpreender que ele surja já este ano ou no início do próximo embutido nos nossos tablets, portáteis, etc… para mais uma vez alterar a forma como interagimos com os mesmos.

Teaser

Acham que este tipo de dispositivos pode substituir a forma como trabalhamos com os nossos computadores?

Galeria de Imagens
Exit mobile version